domingo, 4 de setembro de 2011

Ramones vivem


Tem uma gravação ao vivo famosa da versão do Joey Ramone de what a wonderful world em que o anunciador começa dizendo "aqui está o cara que inventou vocês". Se você observar o quanto o punk é influente até hoje para o bem e para o mal, especialmente seus dois valores mais fortes - faça você mesmo e não se preocupe se você é perfeitamente técnico - não parece tão exagero. Nada na indústria cultural e da moda permaneceu o mesmo até hoje. Eu acho que o Bob Dylan inventou os anos 60 e os Ramones inventaram o fim do século 20 (e início do 21 pelo jeito).
Musicalmente, o punk como todo estilo é feito de 99% de porcaria e 1% de música realmente relevante. Essa abominação do emo está fazendo esse percentual passar para 99,9% de porcaria, na minha cabeça está acontecendo com o punk o que aconteceu com o metal na década de 90, virou mais uma forma de música pop rádio fm onde o que realmente importa é seu cabelo. Claro que tem coisas maravilhosas atualmente, já citei algumas aqui - esse ano saiu o melhor disco da melhor banda punk da atualidade, o Fucked Up do Canadá, procurem também essa banda nova chamada Iceage. Repare também como uma banda como o Bad Religion (que eu gosto) tem um trilhão de clones. Os Ramones como conceito influenciaram o mundo, mas musicalmente eu dificilmente vejo uma banda fazendo juz verdadeiro ao espírito deles.
Daí minha gratíssima surpresa no ano passado quando eu estava com vontade de ouvir mais bandas na onda do Wavves (também já falei deles aqui no blog) e taquei o nome deles na last.fm. Depois de passar umas boas horas escutando uma porção de coisas que variam entre irrelevante e legalzinho eu escutei uma banda bem punkzinho chiclete com uma vocalista mulher naquele espírito direto na veia - não gritava, não tinha muita técnica, mas era super simpática e as melodias ficavam na sua cabeça até o seu leito de morte depois da segunda vez que você ouvia. O som era COMPLETAMENTE Ramones - 4 acordes é muito, não tem firulas na produção, o som é exatamente como soa na garagem do pai dela (tenho absoluta certeza que eles gravaram na garagem ou em uma casa da árvore) mas não é sujo e é altamente viciante. Sabe aquela onda do primeiro disco dos Strokes ou do Vampire Weekend? É um som simples e até difícil de explicar no papel o que é que tem demais ali, na verdade porque não tem nada. Não é uma banda que você recomenda para os amigos dizendo "ouvi um negócio fooooooda, melhor disco do ano, mudou minha vida"; é capaz de você nem se lembrar deles quando te perguntarem o que você anda ouvindo. Mas toda hora que você põe um fone na orelha você distraidamente coloca ele de novo. E sutilmente, sem você perceber, quando dá por si foi o som que você mais quis ouvir durante todo o ano. Essa banda se chama Best Coast, deram uma estourada depois que eu descobri eles por acaso nesse dia (deve ter sido eu hehehe) e listei eles junto com o Twin Shadow como as duas melhores bandas novas de 2010.
A banda tem alguns outros detalhes simpáticos e que também remetem aos Ramones: a minha mulher diz que as letras levaram ela direto para a adolescência dela (são todas escritas pela Bethany Cosentino, a mina que canta e toca guitarra, basicamente reclamando do namorado), o show é como todo show de rock tinha que ser (exatamente como é tocado na garagem, pilha de Marshall e baixo, guitarra e batera sem efeito, sem nada, só os 3 acordes por música), fazem clipes divertidos e a batera tocava no Vivian Girls que é outra banda bacana e que deve aos Ramones. Acho que a Bethany namora o carinha do Wavves por coincidência, fizeram umas músicas legais e uma turnê juntos. Por hora só tem um disco (Crazy For You) começa a acompanhar logo para poder zoar quem começar a gostar da banda depois de se vender :-) .
Dá play abaixo e não se preocupe se não se impressionar de cara. Isso vai se entranhar dentro da medula do seu osso e em breve você vai tomar banho assobiando eles, e aí meu brother, perdeu sua alma para a banda (não vá reclamar).
Bônus: relendo meu post percebi que se eu fosse escrever sobre outra banda nova, os Vaccines, eu ia escrever praticamente o mesmo post, exceto que o vocalista é homem. Então fica a dica de duas bandas pelo preço de uma. Ou então taque foda-se para isso tudo e vá ouvir Ramones. Desopila o fígado.
Bônus 2: a mina é viciado em gatos, o gatinho dela é a capa do disco e aparece nos clipes e em tudo quanto é coisa relacionada à banda.
http://www.youtube.com/watch?v=8Sj5_WITMpA

Nenhum comentário: