terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dica de tecnologia - Google Music

A dica hoje não será diretamente sobre O QUÊ ouvir, mas COMO ouvir. E de bônus uma pequena reflexão sobre o como afeta o quê você ouve.

A morte do Mr. Steve Jobs (um designer tão genial que fez o "design" perfeito inclusive da sua imagem pública, mas isso é assunto para outro post) me fez pensar em uma das suas grandes evoluções - ele literalmente mudou a indústria da música. O caminho é longo e tortuoso - fonógrafo, gramofone, vinil, K7, CD, iPod - cada formato carrega consigo uma experiência própria. A Lola (filhota) vai rachar o bico quando ouvir falar que eu ainda vivi o vinil quando ele não era uma opção cult, mas O jeito de ouvir música.

Não tenho mais vinis ou aparelho para ouvi-los, mas faz parte da minha lista de desejos ainda comprar uma vitrola. Sim, vitrola, peça única. Isso é muito discutido e tenho pouco a acrescentar - só vou registrar que acho a experiência de sentar com um disco de vinil, capa grandona, olhando a arte, de preferência daqueles que abrem e tem mais arte e as letras dentro, a fisicalidade de colocar um disco para rodar e agulha em cima, fantástica, quase um ritual sagrado. Aliás, você senta só para OUVIR MÚSICA? Eu sento.

O trabalho de gravar uma fita K7 - ter que esperar a música inteira tocar, pausar, trocar o CD ou vinil, gravar de novo - é muito mais carinhoso e intenso que arrastar músicas para uma playlist do iTunes (não disse melhor, mas é sim mais emocional). Gravei muitas fitas para minha mulher no início do namoro e se um dia eu achar elas e conseguir tocá-las tenho certeza que vou ter uma sensação muito foda.

No outro espectro, temos o ápice tecnológico da experiência musical, o tocador de mp3, onde reina o iPod, certo? Errado! A ponta tecnológica da arte de ouvir música é ainda mais etérea que colocar seus arquivos em um tocador, é utilizar de cloud computing, ou seja, colocá-los "na nuvem". Para isso, minha escolha natural foi o serviço do Google Music, porque tenho dois dispositivos que são 100% integrados com a minha conta do Google, um telefone e um tablet, ambos Android. Funciona basicamente assim:

  • como os demais serviços do Google, você acessa com a mesma conta, este fica em http://music.google.com
  • Ao entrar na primeira vez, você irá baixar um agente, que é basicamente um programinha que fica rodando no seu system tray sem você nem ver (ali onde fica seu relógio e outros ícones). Quando você o instala ele pergunta onde você mantém suas músicas - iTunes, Media Player, num conjunto determinado de pastas etc. 
  • A partir daí, sem incômodo ou intervenção nenhuma sua, e inclusive captando as mudanças na sua biblioteca de músicas, esse bichinho vai "subir suas músicas para a nuvem", que é um termo bonito para "copiar seus mp3 para os servidores do Google". O limite não é de espaço, de quantidade, são 20.000 músicas. Eu tenho mais que isso, já enchi tudo, mas por hora ainda não existe opção de aumentar este espaço.
Uma vez alimentada sua biblioteca online, de qualquer lugar onde você estiver conectado você acessa e escuta suas músicas e playlists. Funciona no browser e em dispositivos que tem o software do Google Music. Obviamente, o tocador de música nativo do Android já lê tudo de lá sem você ter trabalho algum, porém sei que existe o software para o iPhone e Windows Phone. O poder disso é que de um lugar centralizado você carrega tudo, muda sua biblioteca, sobe música nova, não precisa copiar nada para seus dispositivos (eles inclusive armazenam por um tempo localmente as músicas que você ouviu). 

Hoje eu levo o meu tablet para festas, ligo no som, conecto no wifi da pessoa e morreu, a maior parte do que eu tenho simplesmente está ali. Ou poderia ligar qualquer notebook e acessar o music.google.com. Não existe nenhum botão do tipo "sincronizar minhas músicas"; quando você navega no music player, simplesmente seus discos estão lá, você nem sequer consegue saber o que está online ou offline. Coisa linda de Deus!

A Amazon e a Apple tem serviços parecidos (o Cloud Player e o iCloud), aqui tem uma comparação bacana para você decidir o que quer usar. Ah, só um detalhe: quando você entrar no Google Music ele vai te informar que ainda não está disponível no Brasil. Por isso você vai entrar no http://hidemyass.com/ primeiro. :-)

Próximo serviço: google mind reader, onde você vai pensar em uma música e o som mais próximo vai executá-la. Já está em beta.

Obs nada a ver com o post: escrevendo isso ouvindo pela sétima vez no repeat o disco Father, Son, Holy Ghost do Girls. Absurdo! Aguarde um post futuro.

Nenhum comentário: