quarta-feira, 20 de maio de 2009

Redescobertas bacanas

Pela primeira vez eu tenho um carro com um som decente. Cheio de frescura, lê pendrive, mp3, ipod e bla bla bla e um efeito colateral muito bacana foi: até comprar um gravador de DVD (sei lá, tipo em 2006) eu guardava meus MP3s todos em CD. Bati mais ou menos em 56 cds de mp3s e comecei a armazenar em DVD. Mas como o leitor do som não lê DVD resolvi ir atrás dos meus cds velinhos e escutar o que estava neles, peguei uma pilha aleatória e comecei a socar no carro.

Excelente maneira de se surpreender novamente com coisas que tem muito tempo que você não escuta e que não sabe porque. Talvez seja até mais legal que descobrir bandas novas porque é um sopro de ar fresco + familiaridade + nostalgia (cujo poder não pode ser subestimado, já comentei aqui).

Até me proponho a fazer uma coisa legal: hoje consegui reunir grande parte da minha música num HD externo - nem toda, esses cds mesmo foram meio que abandonados. Qualquer dia vou deixar ele uns meses com alguém e escutar só coisa nova - quero ver o que vai rolar quando eu pegar ele de volta.

Algumas coisas que estavam abandonadas mesmo porque eu sou um canalha injusto:

dEUS - excelente banda indie da Bélgica, guitarreira, estilosa e experimental, se quer uma referência lembra um pouco Spoon se Spoon fosse mais agressivo. Ou seja, bem construído, bem tocado, criativo e variado, bem cool e cheio de estilo mas sem medo de partir para a violência quando necessário. Já vi eles tocando na tv a muito tempo atrás e é o tipo de banda que você nunca imagina onde a música vai parar porque pode começar bem pop e bonitão e terminar com a banda esfregando as guitarras nas câmaras de tv (bem Sonic Youth) e se jogando na platéia. Recomendo demais. Descobri no AudioGalaxy (!!!) lembram??

Soulwax - coincidentemente também da Bélgica, a maioria das pessoas conhece Soulwax como "a banda de rock dos 2 Many DJs", dupla de djs que fazem música eletrônica estilo big beat só que com muito bom humor e foram um dos criadores do mashup (misturar músicas dos outros para fazer música nova), inclusive já tocaram no Brasil. Quando eles querem ficar mais rock eles lançam discos como Soulwax e acertam a mão, no fundo é uma espécie de indie bem feito mas que claramente não se leva a sério (o que a melhor coisa deles) então tem arranjos meio que leves e bem humorados, o que os deixa interessantes, e não tem medo de destruir nada - escutem a música "Saturday" que é Billie Jean com outra letra e outra melodia de vocal. Comanda!

The Pillows - tenho muitos amigos que adoram, eu particularmente tinha um bocado de tempo que não escutava, mas me lembrei que punkzinho pop feliz cantado em japonês e meio que fofinho-mas-de-vez-em-quando-rápido-pra-cacete e (pelo menos soa) bem honesto e inocente pode funcionar. A melhor banda do Japão ainda é Boredoms e esses caras provavelmente apanham dos caras do Melt Banana na rua mas se quiser indiezinho feliz descompromissado dá para ir bem pior.

Tom Waits - eu sempre adorei Tom Waits e ele NÃO ficou esquecido durante esse período, mas especificamente o disco Rain Dogs que começou a tocar inesperadamente no meio do cd é uma puta de uma obra prima e tinha muito tempo que eu não escutava. Tom Waits basicamente é aquele cara velho bêbado que você vê na sua rua em boteco sujo 7:00 da manhã perto da sua casa tomando alguma coisa tipo rum. Só que impecavelmente vestido de uma maneira meio sinistra com um sobretudo preto, uma voz agressivamente rouca e ritmos que sempre parecem alguma música velha e suja que só toca em bares muito empoeirados de algum bairro esquecido do leste europeu. É aquele cara que você vai ouvir quando estiver deprê e realmente se sair melhor, porque ele basicamente vai te escutar até o final e ficar no bar mais tempo que você, contando histórias de hotéis baratos, mulheres baratas, como "toda a bondade do mundo cabe dentro de um dedal e ainda sobra espaço para você e eu", e você escuta aquela voz acabada e pensa "ah, pro inferno com tudo mesmo, é tudo fudido de qualquer jeito, vou me divertir". Tom Waits é um guru.
Por favor não morra antes de ouvir pelo menos um disco dele
!

Mastodon - Mastodon é uma banda de metalzão que pega um pouco de cada estilo de metal moderno - guitarras afinadas em MUUUU, bateria com bumbo duplo destruidora, vocal gritadão e toques de detah/black metal mas com andamento menos rapidão e mais groove; caramba, que difícil de explicar. É um metalzão pesado e balançado tipo um Biohazard menos punk e mais from hell. Eu perdi o interesse neles depois do disco Blood Mountain, que começou a ficar muito complicado e progressivo e eu odeio isso em qualquer estilo de música. Mas tinha esquecido o tanto que o disco Leviathan é destruidor. Disco temático feito em cima do Moby Dick (livro que eu amo inclusive), meio que me fez perceber o quanto Moby Dick é intenso e brutal, as músicas soam obsessivas e de coração escuro igual o capitão Ahab. Nessa época parecia que Mastodon ia ser a melhor banda de metal do mundo. Ainda torço por isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

que legal que o blog voltou! já ouviu o "Dark Night of the Soul"?

GraveRisen disse...

Já estou com ele mas ainda não ouvi, sei que tem ligação com o David Lynch, estou com a expectativa boa. Posto sobre ele aqui se curtir!