sexta-feira, 30 de abril de 2010

2010 continua detonando

2010 até março já tinha espancado 2009 na música e em muitos outros fatores também. Concordam?
Já tivemos mais coisa boa de 3 das melhores bandas da atualidade:

Crystal Castles - Crystal Castles (2010) - é talvez a banda mais recente que entrou na minha lista de favoritos absolutos, fizeram um segundo disco com o mesmo nome que o primeiro, que por sua vez é somente o nome da banda (preguiça?). A fórmula de somar uma mina completamente punk (aliás que cantava de fato em bandas punks e dá uns shows selvageria) com um produtor interessado em eletrônica primitiva e em placas de som de 8 bits - música de videogame velho tipo o Nintendinho) não mudou, talvez tenham somente extremado os extremos: o vocal dela é cada vez mais manipulado e tem horas que chega a dar medo (o som deles frequentemente é bastante desumano, é um elogio); os momentos pop são mais pop, os momentos calmos mais bonitos, a gritaria mais gritada, os arranjos eletrônicos esquisitos mais alienígenas. Para quem não conhece, é muito mais escutável do que eu estou fazendo parecer - de fato um dos melhores discos do ano com certeza. - escutando no repeat -

LCD Soundsystem - This Is Happening - LCD Soundsystem é o que a meu ver é o que a música pop deveria ser. Concorre com Daft Punk no título de "banda mais infalível para colocar TODO MUNDO para dançar em qualquer festa de qualquer tipo de público". Num mundo perfeito, você ligaria o rádio do seu carro e escutaria essa banda enquanto dirigiria de dentro de uma ofurô bebendo um Jack Daniels (de banana). No nosso mundo corrompido e distorcido uma das bandas mais divertidas e acessíveis que eu conheço inclui uma música chamada "You Wanted a Hit" no disco que diz que "sempre tentamos fazer mas sempre sai errado" - e que é muito melhor que todo o universo de música que vira de fato top alguma coisa (aliás confira o naipe do nosso top 40). O LCD Soundsystem continua com a base totalmente eletrônica dançante, porém está um pouco mais orgânico (mais guitarras), continua passando a sensação de ser música "solta" e "leve" e "natural" - principalmente nos vocais que são bem irônicos e meio falados - cantados - estilo estou-improvisando-isso-agora mas no fundo é intensamente nem feito e trabalhado (mais músicas longas que demoram a se desenvolver também). Estão dizendo que este é O DISCO que vai estourar eles - não é. Vão continuar fazendo ótima música mas só para quem se importa. E talvez seja melhor assim.

Broken Social Scene - Forgiveness Rock Record - essa é um dos raríssimos exemplos de "super banda" que funciona, faz música boa de verdade e é maior que a soma de suas partes (reúne uma espécie de super seleção de músicos indies do Canadá e acho a música do Broken Social Scene muito melhor que qualquer um deles em outro contexto, que me perdoem meus muitos amigos fãs de Feist). Depois de um segundo disco absolutamente perfeito e já clássico (You Forgot It In People), nunca consegui empolgar muito com o último (chamado simplesmente de Broken Social Scene). Tenho impressão que a força de um é a fraqueza de outro: a banda tem tipo 19 pessoas que tocam tudo quanto é instrumento e quando sabem colocar foco na coisa sai discos variados, viajantes, com músicas completamente diferentes entre si mas com um sentimento coerente e força. Quando dá errado, me parece que é um monte de gente atirando cada um para um lado gerando uns arranjos super intrincados e cheio de detalhes (mas chatos).O disco novo remediou isso, é super focado e bem direcionado, tem pau quebrando e músicas simplesmente maravilhosas (minha mulher já pirou com The Sweetest Kill) e quando passar a fase de absorção dele eu respondo se ele é o que está me parecendo - melhor disco deles.

Um comentário:

Unknown disse...

Forgiveness Rock Record comands the potato field from beyond!
Monster Man!!!!!