terça-feira, 20 de abril de 2010

Projeto 1001 Discos

Já mencionei aqui algumas vezes que eu tenho o 1001 Discos Para Se Ouvir Antes de Morrer, já todo detonado por ser muito manuseado. Eu de vez em quando sorteava um disco randômico para ouvir (random.org) e o escutava desprovido de preconceitos (ou pelo menos tento me enganar acreditando que estou realmente fazendo isso). Não vale conhecer a banda, ou mesmo as músicas, tem que pegar AQUELE DISCO e escutar INTEIRO. E sem reclamar. Seja o que for. Britney Spears, come on. Ainda bem que não tem fascinação nem Marina Lima no livro.

Recentemente resolvi transformar isso em um projeto de fato e marcar em uma planilha quais eu já ouvi inteiros, sem compromisso de tempo mas com compromisso de terminar. Estou no 338 e já estou bastante grato por fazer isso. Entre várias outras descobertas que eu poderia não ter feito caso eu não tivesse começado isso:
  • O primeiro disco do N.E.R.D. é tão infalível para fazer as pessoas dançarem quanto Daft Punk
  • O primeiro disco do Röyksopp é a perfeição do equilíbrio entre diversão e introspeção
  • T. Rex é algo muito longe do rockão burrão que eu achava que era e na verdade é bem a frente do seu tempo
  • Moby Grape é hippie mas é bacana (podem jogar pedra, manda ver)
  • Captain Beefheart é hippie e chato (ao contrário da minha expectativa porque gosto de Frank Zappa)
  • Paul Revere & the Raiders pode talvez ter criado o punk muito antes de Stooges
  • Música africana disputa com Kraftwerk o título de melhor música para trabalhar (escutem Baaba Maal ou Miriam Makeba)
  • King Crimsom só pareceria com Tool se Tool fosse MUITO CHATO
  • A minha mulher é fã de Lynyrd Skynyrd! :-)
  • Kate Bush não é meu som mas pô até que merece respeito
  • Fleetwood Mac provou ser pior do que o pouco que eu já conhecia
  • The Police não é nada mais que pop medíocre e incompreensível a quantidade de pessoas que ama isso
  • Grandmaster Flash é um puta gênio que atirou para todos os lados e acertou quase todos os tiros
  • Se eu pudesse fazer uma banda com 5 Leandros ela seria o Drive Like Jehu
E por aí mais... posto mais à medida em que eu fizer mais descobertas boas. Ou decepcionantes.

No dia em que eu escutar o último disco vou segurar a última música e dar uma festa no meu apartamento para ouví-la na presença de amigos! Me cobrem!

2 comentários:

Janine disse...

Eba! Lelê saiu do túmulo e agora vai nos zumbizá! :)

Mirian Silveira disse...

Canta comigo...
"And be a simple kind of man
Be something you love and understand"