quarta-feira, 12 de maio de 2010

Projeto 1001 Discos - morte ao pop setentóide

Estou neste momento no 355. Falta bastante ainda. Isso é ótimo.

A experiência continua bacana. Quanta mais música você escuta em um curto período de tempo mais seletivo você fica - precisam fazer mais esforço para chamar sua atenção. Desde minha útlima atualização ouvi discos clássicos que nunca tinha parado para ouvir e não decepcionaram (Highway 61 do Bob Dylan, 5 Leaves Left do Nick Drake), novos favoritos (Viva Hate), bandas legais que eu só conhecia de nome e passei agostar muito (The The) e um monte de "maizomeno", que passa batido mas também não tortura o ouvinte.


O que de vez em quando desanima e dá vontade de desistir é ter que encarar os Steely Dan da vida. Steely Dan é o exemplo máximo de pop setentóide sem alma que temos que agradecer no fundo porque foi por causa deste tipo de banda que o punk surgiu - para destruir exatamente isso. Eu sofri por um disco inteiro deles (Pretzel Logic) e fiquei aliviado porque passei pelo Steely Dan. Até meu sorteio aleatório me fazer sofrer de novo com um disco pior ainda (Countdown to Ecstasy). Conferi no livro e tem quatro para ouvir. (!) (!)

Serve para mim declarar o Steely Dan como pior banda que fui forçado a ouvir nesse experimento. Ganhou da Britney Spears. Prefiro ouvir um disco épico triplo misturado com jazz e world music da Somália e uma cantora genérica de R&B cantando músicas do Abba.

Morais da história:
1-tem que ser macho para encarar os 1001, ou como o Shibuco disse gostar de viver perigosamente;
2-mesmo uma mega seleção de discos se for grande o suficiente não consegue fugir de ser um mar de mediocridade com pérolas flutuando (mediocridades importantes mas ainda assim desnecessárias)
3-os caras do Steely Dan devem ter comido alguém que escreveu esse livro

Um comentário:

Lucas disse...

Rikki Don't Lose That Number é mó boa...