quinta-feira, 4 de junho de 2009

Da série random music - AR


Bebidas fortes e bem caras. Lava lamp. Sofá. Pouca luz. Móveis coloridos. Pessoas bem vestidas gastando dinheiro. Conversando baixinho. E fazendo longas pausas para silêncio. Meio que desinteressadas e um pouco tristes mas relaxando e curtindo. Muito tarde da noite. Prazer + bebida + relaxamento + algum clima de tensão sexual + um pouco de melancolia. Calmo e lento e mais ou menos sexy. 4 da manhã.

Imaginou a cena? Agora imagine ela de novo e coloque uma trilha sonora.

Você está ouvindo Air.

Air é uma dupla francesa mega afetada (leia-se meio bichosa) que faz música eletrônica desde 1997. Faz EXCELENTE música eletrônica ambiente desde 1997, que se traduz nas imagens acima na minha cabeça e que serviriam com perfeição para acompanhar essa cena. A música do Air se move lentamente, mas nunca é chato nem frio (aliás, não é instrumental); é um clima quente e um pouco melancólico sim, mas aquela melancolia de criança descobrindo que o mundo é mais feio que sua inocência supunha.

Outro onda importante para entender o Air é a palavra vintage. O som eletrônico deles é feito utilizando sons de sintetizadores da década de 70 e mesmo as harmonias e outros elementos que circulam pela música parecem vir de outra época, mais simples e mais glamourosa. Aliás, eles já transcederam o eletrônico tem tempo - utilizam com maestria a mescla de acústico e robótico e do nada aparece desde flauta doce no som (que eu detesto) até bandolim, violão, violino e o que mais vier na cabeça. É indiscutivelmente bem feito e sofisticado, um pouco afetado sim, mas gera um clima sonhador que se você não for levado junto deve ter um coração de pedra ou uma alma meio seca. Ótimo som para afundar nele no escuro de olhos fechados.

Na verdade, as pessoas esperam tanto isso do Air (e o recebem em doses tão generosas) que quando eles se atreveram a desviar um pouquinho disso para um veia um pouco mais sinistra e tensa (no disco 10 000 Hz Legend, que é ótimo mas injustiçado coitado) as pessoas quase espancaram os garotos. Voltaram correndo para o mundo do Air e todo mundo respirou aliviado. :-) até eu

Exemplo raro de som que funciona tão bem sozinho quanto acompanhado. Coloque no início e no fim das suas festas. Escute de madrugada quando chegar da rua. Ou coloque a qualquer momento que quiser sonhar acordado.

comece por - a maioria das pessoas diria para começar pelo Moon Safari, mas para mim atingiram o auge no Talkie Walkie
e depois - vá para Moon Safari se gostou mais do lado afetado ou para o Pocket Symphony se quiser um som mais orgânico e menos eletrônico. Os dois são tão bão quanto
não é BEM air mas é bom - escute depois dos outros o 10 000 Hz Legend
100% instrumental - trilha sonora das Virgens Suicidas é toda do Air

Um comentário:

Anônimo disse...

solzinho.

Mirian