terça-feira, 16 de junho de 2009

SPORE

Finalmente resolvi atualizar meu PC de 2004 (coitado). Comprei um computador fuderoso comandante de batatal do além. E comprei The Sims 3 para minha mulher parar de ter crises de abstinência e agonia porque não estava podendo jogar ele. Pena que ela não consegue ficar rica nele igual no 2 :-D


Por sua vez a Mirita me deu úma cópia do Spore original. E esse post é só para dizer PQP.


Spore é tão inovador e criativo que é difícil de explicar. Basicamente é mais uma criação absurdamente genial do mesmo doidinho que criou o Sim City e o The Sims. Mas para mim é a obra prima dele. Eu acho que ele partiu do princípio de que grande parte da diversão era criar as coisas e elevou esse conceito até a enésima potência. Spore é um jogo de criar coisas (principalmente mas não limitado a criaturas) e ver como essas coisas se viram no mundo.


Basicamente você começa como uma criatura unicelular (num dos gameplay mais psicodélicos e bonitos graficamente que eu já joguei), e precisa comer e não ser comido pelas outras criaturas. A medida que acumula alimento você ganha "DNA points" que são usados para evoluir a sua criatura. Ela fica maior e passa a comer (e ser comida por) outras criaturas maiores. E vai cada vez evoluindo mais - e a evolução é customizada por você.


Basicamente a maior parte da diversão do Spore é o engine de geração de criaturas. É ABSURDO. É absolutamente simples e quase que ilimitado. Simplesmente dê uma passeada no site do Spore (seção Sporepedia) e veja a flexibilidade dos seres que você é capaz de criar. E o mais importante, eles funcionam. Eles vêem com os olhos que tem, andam da forma que dá e comem com a boca onde tiver. Se você fizer uma criatura com 5 bocas, olhos em cima e pernas em lugares extranhos ela vai andar desajeitada, comer com as 5 bocas e só vai enxergar o que está acima dela. Mas vai funcionar.


O resto do jogo é basicamente você conduzindo sua criatura para disputar com as outras criaturas do mundo em vários estágios de evolução - ela se torna uma criatura terrestre, depois começa a fazer tribos, cidades, e assim vai até a era espacial. Dependendo do estágio evolutivo ela disputa com outras criaturas de diferentes maneiras - mas no geral socializando ou se matando. Funciona como um jogo de estratégia (Age Of Empires da vida) muito bem implementado.


Aí que entra o outro conceito bacana - e por isso que você precisa ter o Spore original: você joga conectado ao servidor do Spore e tudo que você cria vai para lá. E aparece no jogo dos outros. Ou seja:


  • As criaturas que aparecem andando no seu mundo foram (em sua maioria) criadas por alguém jogando Spore na casa dele. O Spore faz download delas automaticamente sem você perceber. O jogo não é multiplayer: você não está jogando com outros, mas faz uso do conteúdo que todas as pessoas que jogam Spore do mundo criaram;

  • O mesmo conceito vale para qualquer coisa customizável do jogo - edifícios, veículos, naves etc;

  • O conceito de compartilhar conteúdo é tão fortemente implementado que você pode simplesmente navegar no site do Spore (de qualquer lugar, nem precisa estar no seu computador) e buscar por criaturas feitos pelos outros e com um click incluí-la no seu jogo;

  • Criaram inclusive o conceito de "Sporecast", que é um "canal de distribuição de criaturas". Você cria um com 1 click de dentro do jogo e qualquer pessoa pode assiná-lo, o que significa que as pessoas que "assinarem" suas criaturas vão ter a probabilidade maior de vê-las no jogo delas.

Conceitos novos e originais e divertidíssimos. Spore comandou o batatal.


Essa é minha criatura "Bastardinídio":


Fica a recomendação! Quem comprar me avise para compartilhamos as criaturas!

3 comentários:

Anônimo disse...

Tá me malhando, né!

Vou passar 14 horas diretas no jogo e ficar milhonário, já você vai ficar na mão do palhacinho, hehehehehehe.

Bjokas amore!
Esposa

Anônimo disse...

Aventura tá no TOP 5 da Bilboard.

No es amor....

fabs disse...

ah, divertido!!!! tem pra ps3?