domingo, 14 de dezembro de 2008

Da Série Música do Cramunhão - when pink goes black

História clichê de quase todas as bandas de black metal (exceto que agora estamos em Chicago e não na europa) - moleques fãs de metal começam a se interessar por algo MAIS pesado, viciam nos noruegueses (Darkthrone, Burzum, Mayhen etc), pintam a cara, escrevem umas coisas ridículas sobre o cramunhão e vão tocar tocar música muito sinistra e muito pesada. Só mais uma em um milhão e na tradição do metal extremo optaram por ter um nome difícil - Nachtmystium (segundo eles é mistura de alemão e latim (!?!) e significa "trevas envolventes" ou algo assim). Lançam os discos por gravadora de blackão, fazem turnê com as bandas de blackão, chamam os discos de títulos como "Reign of the Malicious". Nada de especial e porque se importar?

Porque a partir de algum ponto eles começaram a se entender não como black metal mas como (nas palavras da banda) "we're a 'do-whatever-the-fuck-we-want' metal band" e a partir daí as coisas começam a ficar interessantes. (Dizem, porque eu não ouvi) o disco Instinct Decay começou a refletir a mudança de atitude e a grande chutação de balde (the great bucket kicking se você preferir) veio no disco Assassins.

Assassins é um disco de metal extremo (existe algo de black ali sim porém...) inspirado em PINK FLOYD. E já inicia no subtítulo (black meddle part 1) e no nome da primeira música - One of These Nights, homenagem (assumida pela banda) à música do Pink Floyd One Of These Days.
O que significa isso na prática?

Significa vocal gritadão, mas muita atmosfera para acompanhar. Significa músicas na velocidade da luz mas músicas (não menos pesadas porém) lentonas e viajantes. Significa bateria cortante e guitarra com muita distorção misturada com saxofone. Significa letras abstratas que não perdem tempo falando do capeta e viajam em uma temática mais misteriosa e ocultista. Basicamente, significa um dos melhores discos de metal recente, não é para uma pessoa que não tem tolerância à música bem pesada, mas é do seu interesse se tem a cabeça aberta para experimentações incomuns e à combinação muito foda de algo muito pesado e muito viajado ao mesmo tempo. Assassins recebeu esse título justamente porque mata a onda passada da banda e é um reinício - se me perguntarem, mil vezes mais promissor.

E é ótima audição para ser feita lendo Conan.

Nenhum comentário: