quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

TOP 2008!

Afinal agora consigo fechar minha lista de discos preferidos de 2008... e o que sair agora em Dezembro entrou atrasado e rodou!

Já tinha feito no meio do ano um resumo do que eu mais tinha gostado até lá. Na verdade fiquei uma semana inteira fazendo. Esses todos permanecem na lista, e são, sem nenhuma ordem em particular:

Portishead - Third (para mim ficou como o disco do ano fácil)

Demorou 11 anos para voltar, cumpriu a expectativa, criou um clima único e conseguiu se manter como uma das bandas mais interessantes (para não dizer emocionantes) do mundo.

Nick Cave - Dig Lazarus Dig

Disco mais solto e rockeiro da carreira do Nick Cave. Aliás, é um disco do Nick Cave. Ponto.

Cavalera Conspiracy - Inflikted

Pau quebrando sem dó e mantém sua atenção sequestrada.

Post em que eu falei deles - aqui

Alec Empire - The Golden Foretaste Of Heaven

Alec Empire fazendo um electro-glam-rock-agressivo-
irônico-vai-saber-mas-é-muito-bom.

British Sea Power - Do You Like Rock Music?

Indie rock com tudo no lugar exato, um bocad de beleza e um bocado de estranheza misturados (e não fica strogonoff com sorvete).

Clark - Turning Dragon

Uma espécie de Nine Inch Nails sem guitarras nem vocais, só que mais interessado em espalhar o caos.

Post em que eu falei deles - aqui

Vampire Weekend - Vampire Weekend

Quem diria que indie + música africana ia gerar um disco tão perfeito e viciante? Já estou ansioso pelo próximo.

Raveonettes - Lust Lust Lust

Sujão e barulhento, fofinho e marcante, indie direto na veia com muita microfonia + vocais bonitinhos. Melhor disco deles inclusive.

The Kills - Midnight Boom

Meio blasé mas de um jeito bem legal. Na verdade para mim meio o que deveria ser o punk rock hoje - sem ser punk (!?!?!)

Post em que eu falei deles - aqui

Hercules And Love Affair - Hercules And Love Affair

Disco, se a música disco tivesse começado em 2008.

Beach House - Devotion

Clima 60 e para baixo, mas bem tranquilo e delicado, faz parecer que você está sonhando acordado.

Crystal Castles - Crystal Castles (para mim a melhor banda nova do ano)

Música que os videogames antigos de 8 bits fariam se usassem drogas. Não tem outra maneira de explicar isso. Foda!

Post em que eu falei deles - aqui

Gnarls Barkley - The Odd Couple

Para mim, (finalmente) uma evolução de verdade no soul.

Nine Inch Nails - Ghosts
Nine Inch Nails - The Slip

Escutei NIN a vida inteira, então sou muito suspeito para falar. Um disco (quádruplo) de viajeira abstrata insturmental e um porrada e direto na veia.

Post em que eu falei deles - aqui

E o que saiu depois destes posts? Teve muita coisa bacana ainda...

Fleet Foxes - Fleet Foxes

Se não fosse o Crystal Castles seria a melhor banda nova do ano. Bem acústico e muitíssimo bem trabalhado (principalmente, bem cantado), com certeza as músicas mais bonitas feitas em 2008. Se eu morasse em uma fazenda só ia escutar isso.

Post em que eu falei deste disco: aqui

Q-Tip - The Renaissance

Hip hop + soul, ou seria soul + hip hop? Ainda existe vida no rap.

Post em que eu falei desse disco: aqui

Ladytron - Velocifero

Electro como eu acho que o electro tem que ser, o resto é resto.

Post em que eu falei desse disco: aqui

Cut Copy - In Ghost Colours

Como eu comentei no post, aula de pop perfeito e obrigação para fãs de New Order.

Post em que falei desse disco: aqui

Fucked Up: The Chemistry Of Common Life

Hardcore from hell também gera disco extremamente interessantes e inteligentes.

Post em que eu falei desse disco: aqui

TV On The Radio - Dear Science

Uma das poucas bandas fazendo um som original hoje, imagine um Prince menos o lado pop e com mais funk só que do futuro. Destruidor.

Post em que eu falei desse disco: aqui

The Walkmen - You And Me

A banda sempre foi foda, mas fez o melhor disco da carreira. Parece música velha cantada por bêbados deprimidos e soa muito melhor do que isso parece.

Post em que eu falei desse disco: aqui




Esse foi o 2008 para mim. No geral, bom ano para música, seria melhor que 2007 se 2007 não tivesse tido um disco do Radiohead.
Vamos ver o que 2009 traz. Me avise se esqueci de algum.

Um comentário:

Anônimo disse...

E ai Cara!!


Só passando pra dizer que que seu Blog é legal pakas!!


Vlw por algumas dicas de banda ai...Tipo o Pig Destroyer que é do caralho!!!


Obviamente não concordo com tudo...mas pelo menos voce é lucido!!


Abras!!