quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Da Série Random Music - I Am Trying To Break Your Heart

Boa banda alternativa, formada por remanescentes de outra boa banda que fez um sucesso respeitável no circuito indie, lança 3 discos mantendo a linha básica - que é um rock indie baseado no country com um estilo interessante e original que é contido e classudo ao mesmo tempo em que é bastante emocional e bonito - incorporando gradualmente mais elementos experimentais. Apresenta o quarto disco para a gravadora (Reprise records, subsidiária da Warner), mais TUDO que os 3 anteriores - mais maluco e experimental e viajeira, mais bonito, mais country, mais rock, mais deprê, mais forte no geral. Gravadora odeia e se recusa a lançar o disco, e ainda apela e manda a banda embora. Para compensar a quebra de contrato deixa a banda ficar com os direitos do disco, que coloca de grátis no website.

Esse disco é o Yankee Hotel Foxtrot e ele quase sozinho foi praticamente responsável pelo estouro das bandas de rock indie baseadas no country (estilo que ganhou até nome, alt country). Procure qualquer lista de melhores discos da década de 90 e ele vai estar lá fácil. Foi o disco mais vendido da banda e ate hoje considerado a sua obra prima. Wilco é o melhor exemplo que eu conheço de quanto gravadoras e o negócio da música é ferrado - e ainda podem rir de (mais uma) ironia que é o fato de outra subsidiária da Warner os ter acolhido e ficado com os louros do disco.

E o som? Numa boa: é bom mesmo. Foi o disco que eu mais ouvi quando minha mulher estava na Alemanha - e quando ela voltou acabou viciando também porque eu tocava as músicas dele o tempo todo no violão. E nem é tão experimental, nem tão maluco nem tão difícil assim. Aliás, é até bem pop - pop do bom, muito criativo e original, tem o espírito do lado legal do country quando é bom - confessional, soa sincero e humano como se você conhecesse aqueles caras e eles estão tocando violão no seu quarto - mas leva as sensações longe. As músicas deprê são deprês mesmo, outras incorporam barulhos esquisitos que ilustram a confusão que se passa na cabeça do Jeff Tweedy (um dos melhores guitarras da atualidade na minha opinião - e um cara que corre para vomitar no banheiro sempre que seu humor se altera por causa de um problema de saúde esquisito). Outras são puras e simples, e honestas e simplesmente boas. Quem foi o idiota que dispensou esse disco deve ter tido sua banda chutada.

Depois disso o Wilco ganhou moral, e aí sim fez um disco experimental mesmo, com músicas de 10 minutos e incorporando umas influências nada a ver (tipo de rock alemão da década de 70), e dando uns show estilo Sonic Youth destruindo tudo e mandando uma barulheira infernal. Eu adoro. Pena que atualmente estão perdendo essa veia e virando "rock de tio". Mas, sei lá, se seu tio escuta Wilco você tem um tio legal.

Comece por - Yankee Hotel Foxtrot
Bom resumo da banda - Kicking Television
Maluquice - A Ghost Is Born
Não comece por - Sky Blue Sky
Outra banda se você gostar de Wilco - Okkervil River

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Vou escutar aqui e vou ver se é disco bom pra escutar quando a mulé tá viajando mess!