sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Death Magnetic

Atendendo ao pedido do Luiz, escutei o Death Magnetic do Metallica.

Este é o disco em que os caras do Metallica, hoje velhos pais de família milionários, tentaram declaradamente fazer o som de quando eles eram uns garotos meio punks e marginais e pobretões e beberrões. Acho que o Luiz me pediu para escutar porque eu sempre disse só gostar do Metallica do Kill'Em All.

Então fica três questões: uma é se eles conseguiram, outra é se isso é uma boa idéia, e a terceira é se afinal o disco é bom.

Respondendo à pergunta 1, na minha opinião, conseguiram. Fizeram tudo certinho: os timbres, a produção (excelente produção inclusive), desde a afinação das guitarras até as quebras das músicas e os estilos dos riffs e dos solos de guitarra (que voltaram). O Metallica novo provou que consegue emular o Metallica velho, se eles queriam provar isso parabéns para eles. Note que "Metallica velho" aqui não é bem "Metallica do Kill'Em All", é mais talvez Metallica do And Justice For All. Então as músicas são rápidas e pesadonas, mas também são para mim excessivamente longas e complicadas, motivo pelo qual eu NÃO gosto do And Justice For All.

Já se é isso é boa idéia, se pergunte: se o Metallica nunca tivesse crescido e estivesse em 2008 fazendo o mesmo som que fazia em 88 isso seria uma boa idéia? Se a resposta é sim para você, esse é um dos melhores discos do Metallica. Quando eu defendo o Kill'Em All como o disco que eu gosto eu nunca quis dizer que eles deveriam repeti-lo eternamente, eu gostaria que a banda crescesse e mudasse, mas mudasse para melhor e fizesse de maneira cada vez mais bacana o que fazem bem. Minha birra com Metallica é que para mim não souberam crescer - não é a posição radical dos fãs que criticam a banda simplesmente pelo fato de ter mudado ou por ficar "menos metal", é que para mim as mudanças que o Metallica sofreu não fizeram da banda uma banda mais interessante. E nessa altura, para mim, andar para trás é pior ainda.

Afinal de contas, o disco é bom? Cara, é Metallica de meio da carreira (de novo, And Justice For All ou coisa parecida). Tem guitarras excelentes - Kirk Hammet é foda - tipo as que ele tocou em Juda's Kiss, tem aquelas músicas com 200.000 trechos diferentes que muda toda hora, tem aqueles riffs clássicos deles (bem bacana), tem aquela bateria com o melhor timbre do mundo e um baterista muito sem imaginação (c0mo sempre). Se você é fã, deve amar. Para mim, aquilo ali é meio "metal default" - não me incomodou ouvir o disco, gostei muito de algumas guitarras, mas as músicas não ficaram na minha cabeça e eu particularmente acho que tem coisa muito mais criativa e interessante dentro do metal para ouvir.

Luiz: não sei se é o que você esperava ouvir mas foi sincero :-)

2 comentários:

Luiz Augusto disse...

VALEU DEMAIS LELÊ!!! :)

Achei doidimais pq no final das contas q vc gostou mais do que eu esperava! Já eu continuo achando ESPANCADORAMENTE DUCARÁI! Inclusive tô escutando agora tipo pela centésima décima terceira vez! UHUUUU!

Acima de tudo, fiquei feliz demais com um post exclusivo só pra um pedido meu! :)

GraveRisen disse...

Eu sou bonzinho e atendo pedidos
:-) o post sobre Sonic Youth foi atendendo pedido tb