quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Ska é legal

Ska é o reggae dos punks?
Ska veio antes do reagge rapá! Ska é o estilo que depois de fumar maconha demais os jamaicanos deixaram mais lento e virou o reggae. Originalmente (entenda década de 50) era a mistura do mento e do calypso do caribe com jazz e blues americano.
Música simples e agitada, de protesto feita por gente pobre. Foram tantos os pontos de contato que as bandas punks acabaram se apropriando bastante do ska (e vice versa), desde os anos 70 até a terceira grande onda do ska (normalmente associado com o punk) que teve na década de 90.

Dançante, animado e baseada em guitarras e sopros, rápido e muitas vezes inescrupuloso e bem humorado, hoje tem poucos (bons) exemplos mas o que é bom sempre volta. Essas são as bandas de ska que eu mais gosto:

The Specials - começou em 77 - ano da explosão do punk - e influenciou todo mundo desde The Clash até Rancid. Começou simples e foi ficando gradualmente mais experimental e criativo. Simplesmente a banda clássica que você precisa começar por ela.
Disco bacana: More Specials

Hepcat - lançado pela gravadora do Rancid, jamaicano na veia e bem tradicional e próximo do reggae, mas super divertido e exótico. Nada de punk aqui - e nada de errado com isso.
Disco bacana: Right On Time

Might Might Bosstones - bem punk e agressivo e brincalhão ao mesmo tempo. Vocal roucão que parece de vocalista de metal - ou algum véio rouco do blues. Essa é a minha preferida. Se tiver que escolher uma, escolha essa.
Disco bacana: Let's Face It

Voodoo Glow Skulls - ska misturado não com punk mas com hardcore na veia - rápido e nervoso mas ainda bem ska e engraçado. E ainda tem um vocalista chicanão bizarro e umas músicas em espanhol.
Disco bacana: Baile de Los Locos

Operation Ivy - nomeada a partir de uma série de testes nucleares, a banda que se tornou mais tarde o Rancid foi uma das grandes responsáveis por fazer as pessoas perceberem que misturar ska com punk era boa idéia. Passei a década de 90 inteirinha escutando isso.
Disco bacana: Operation Ivy

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Eu sempre me sinto menos ignorante musicalmente ao ler esse blog, mas o foda de ler tanta informação é q depois de pouco tempo eu esqueço a maior parte...