segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Guia Rise From Your Grave para a discografia do Sonic Youth Parte 2/2

Essa é a minha relação particular com a discografia do Sonic Youth.
Primeira informação relevante: gosto de tudo. Muito. E os discos da fase que eu estou chamando de Sonic Youth 3.0 estão indubtavelmente entre os melhores discos da década de 90. Independente do estilo.

Sonic Youth 1.0 - No Wave na veia

É um caminho natural para muitas bandas começar com um som básico e ficar progressivamente mais experimental. Como o Sonic Youth começou MEGA experimental, o caminho deles foi meio que o contrário. Eu coloco nessa fase o Confusion Is Sex e o Bad Moon Rising.

Esses dois discos são basicamente os dois melhores lançamentos de música que pode ser considerada no wave. Já aviso que é muito abstrato e muito estranho. E bastante pertubador também. As músicas dão uma sensaão de estarem flutuando - as guitarras parecem muitas vezes mais o barulho de uma tv fora do ar do que guitarras. Você não entende direito o que estão fazendo com o baixo e a bateria. Aí do nada no meio de uma música eles emendam uma versão mega caótica de I Wanna Be Your Dog dos Stooges. A atmosfera é meio de sonho, meio de estar fora da realidade, as letras não fazem muito sentido e são muitas evzes mais faladas que cantadas. Mas não são sonhos bons, o esquema é bem dark. Para você ter idéia, eu comparo o Confusion Is Sex com os discos do Neubauten.

Quando pegar o Bad Moon Rising não deixe de pegar a versão que vem com o EP Death Valley '69. Essa música é pouco conehcida e é a melhor música do Sonic Youth. Só nunca durma ouvindo esse disco, dá pesadelo. Já rolou isso comigo.

Sonic Youth 2.0 - Um pé aqui e um pé lá

A partir do disco EVOL (Love ao contrário) a banda começou a abrandar um poquinho e considerar aceitável começar a fazer algo que se parece um pouco mais com músicas de rock (até com pitadas de pop). Ainda tem muito da estranheza e abstração do início (aliás até hoje ainda tem), mas aos pouquinhos você sente que estão tateando e aprendendo como fazer música "convencional" de maneira muito particular e com muita personalidade. Essa fase de transição gerou discos muito interessantes. É um som muito único que é pop mas não é de jeito nenhum. Acho que a principal mudança foi atmosférica: ficou mais para excêntrico e rebelde e menos para dark. Eles ficam nessa transção até o disco Sister. O Sister e o Evol são indecentes.

Sonic Youth 3.0 - Sonic Youth vira o Sonic Youth

Os discos que vieram logo depois do Sister são aquele momento mágico (e que invariavelmente acaba sempre sendo o ápice de qualquer banda) em que os músicos "acham seu som". Quase toda boa banda (repare) se divide entre tentativas de encontrar o que eles são, o ápice (quando eles exploram esse som encontrado) e depois variações mais ou menos ousadas do que eles descobriram. Tem bandas que se "descobrem" mais de uma vez (caso do U2).

Os discos "Daydream Nation", "Goo", "Dirty","Experimental Jet Set, Trash And No Star" e "Washing Machine" representam essa fase do Sonic Youth para mim. Quando a maioria das pessoas fala e pensa em Sonic Youth quase sempre se refere a esta fase. Eles descobriram quem são, o que querem e exatamente como fazer. Basicamente, o balanço perfeito entre pop e abstração, entre rock e viajeira, entre experimentação e curtição. Repetindo: o balanço perfeito. É literalmente a maturidade da banda, sem a conotação de caretice que essa palavra tem.

O Daydream Nation é o melhor disco do Sonic Youth. O Daydream Nation aparece rotineiramente em listas de melhores discos da história e é garantido em listas de melhores discos dos anos 90, muitas vezes em primeiro lugar. Dizem que a turnê dele foi uma das turnês mais lendárias da história da música - a banda estava pegando fogo, destruindo os palcos, pirando todo mundo. Foi também o disco que "estourou" eles. Hoje eles estão fazendo uma turnê onde tocam esse disco inteiro, e na ordem. E eu acho o Goo tão bom quanto.

O Dirty é o "disco pop do Sonic Youth" (daí o nome). Eu amo ele e por ser um pouquinho mais convencional é ótimo para começar a ouvir a banda. Tem gente que vai me bater mas eu admito que não sou muito fã do Washing Machine, apesar que ele tem Diamond Sea que é a música mais bonita da história da humanidade.

Sonic Youth 4.0 - não temos mais nada a provar

Aqui a banda já durou, já entrou para a história do rock, já conseguiu ganhar respeito e reconhecimento absurdos sem nunca comprometer o que fazem, ou seja, já conquistou o que queria. Eu sinto que a partir do disco A Thousand Leaves até hoje (o que inclui o NYC Ghosts And Flowers, Murray Street, Sonic Nurse e Rather Ripped) o Sonic Youth relaxou. Não relaxou no sentido negativo, mas se tornou um pouco mais sereno, trocou parte do "fogo" por algumas coisas mais meditativas e de forma geral trabalha com mais liberdade (fazendo discos super abstratos quando quer, caso do NYC Ghosts And Flowers e até mais pop que o Dirty, caso do Rather Ripped). A banda continua ótima - tem gente que vai preferir essa fase mais "livre e solta", mas eu acho que você deve passar para esses discos somente depois que ouvir os do Sonic Youth 3.0. De qualquer maneira a banda é prolífica - você nunca fica muito tempo sem coisa nova deles para ouvir - e e nunca decepciona.

E esses SYR?

SYR significa Sonic Youth Recordings e são os discos lançados pela própria banda. Já existem 7 e foram saindo desde 1997 até um recente que saiu agora em 2008. Normalmente eles jogam para esses discos coisas que eles fazem quando querem CHUTAR O BALDE MESMO. São os mais experimentais e malucos e algumas vezes são de fato inaudíveis - o 4, chamado Goodbye 20th Century tem músicas que são simplesmente gente batendo panela ou a uma faixa que é só a Yoko Ono gritando.

Tem mais?

Fuce, porque tem muito mais. Discos de trilha sonora (como o Made In Usa, feito na época do EVOL), coletânea de B-Sides (The Destroyed Room, saiu tem pouco tempo) e vídeos legais, e mais uma porção de coisas. Outra ótima maneira de iniciar na banda é assistir todo o DVD Corporate Ghost: tem todos os clips desde o inicinho e quando acaba você sai com sensação que teve uma ótima visão panorâmica da carreira deles. E provavelmente se pergunta por que você estava perdendo isso.