segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Guia Básico Para Iniciação em Filmes de Zumbi

Como todas as pessoas de diferentes nacionalidades sabem e reconhecem, o ápice musical da humanidade é Radiohead e o ápice cinematográfico são os filmes de zumbi. Como se trata de um gênero em que frequentemente quanto pior melhor, é quase impossível (quase) fazer um filme de zumbi ruim, porque os bons são bons e os ruins são bons também. Eu particularmente prefiro aqueles em que as pessoas morrem e os zumbis vivem (vivem?).

O Guto me pediu uma lista de filmes básicos de zumbi para ele baixar e se divertir. Como percebi ser tal lista de utilidade pública, resolvi publicar aqui no blog. Meus critérios:
- não vou tentar listar todos os filmes de zumbi que eu já vi, porque não vou conseguir me lembrar e a lista deve bater nos 100 fácil;
-abaixo são so preferidos pessoais, simplesmente são os que me marcaram mais. Dane-se a relevância deles para o gênero;
-não vou adentrar em outras mídias (quadrinhos, jogos, etc) porque senão este post não tem fim;
-não está na minha ordem de preferência, mas não está longe dela;
-todos os filmes abaixo são obrigatórios para qualquer pessoa de respeito e sua família assistir;
-boas sessões zumbi!


Tetralogia do Romero

Romero não fez o primeiro filme com zumbis (esse é o White Zombie, de 1929), mas fez o primeiro filme de zumbi, pelo menos o que entendemos por filme de zumbi, em 1968, Night Of The Living Dead (Noite dos Mortos Vivos, preto e branco e tudo), que basicamente criou o gênero (os filmes mais antigos no geral eram de zumbis haitianos e outras coisas menos legais) e incrivelmente ficou pouco datado, até porque é um filme que depende mais de interação entre personagens do que de visual: com certeza é um dos filmes mais tensos que você já viu e à medida que os zumbis vão se empilhando - beeem gradualmente, quase sem você perceber - lá fora a tensão sobe dentro da casa e você é absorvido pela história. Os filmes do Romero são bons mesmo - independente de gênro - e sempre tem uns comentários sociais e personagens interessantes. O final é simplesmente lendário. Começar a ver filmes de zumbi sem ver antes a tetralogia do Romero é como escutar rock sem nunca ter ouvido Beatles, ou Elvis. Simplesmente errado.

Depois do ótimo Night Of The Living Dead, o Dawn Of The Dead saiu na década de 70 e para mim é o melhor filme de zumbi da história, ponto. Tem muitos clichês - mas note que só viraram clichês depois do filme, ele é o mais imitado de todos. Envolvente e sujeiraço, indispensável.
O Day Of The Dead é o mais gore, se move num ritmo mais lento, introduz novos conceitos e vale muito ver apesar de demandar mais paciência. O Land Of The Dead é mais recente e é o mais social de todos, é um pouco polêmico mas eu gosto bastante - simplista nas idéias mas é um ótimo filme de zumbi. Coma tetralogia do Romero não se discute - nem leia o resto do post se ainda não viu os 4, e na ordem.

Ano passado o Romero filmou o Diary Of The Dead - um lance meio Bruxa de Blair/Cloverfield aplicado aos zumbis. Infelizmente, foi o primeiro filme do Romero que eu não gostei, mas não sei explicar porque. Talvez tenha visto no momento errado.

...e as suas refilmagens

Caso raríssimo de filmes que se prestam a boas refilmagens, tanto o Night Of The Living Dead quanto o Dawn Of The Dead foram refilmados e valem a pena ser vistos (passe longe da "refilmagem" picareta do Day Of The Dead). A refilmagem do Dawn fez até um bom sucesso recentemente e é no fundo mais um filme de ação que um filme de zumbis, e não é nada fiel - na verdade só reaproveita o conceito de shopping + zumbis. De qualquer maneira é um dos melhores filmes de ação que você já viu - já comentei que todos os filmes do mundo tinham que ter em algum momento invasão de zumbis? Comédia romântica - o casal vai dar o primeiro beijo e é interompido pelo alarme que avisa a todos que zumbis estão tomando a cidade (toda cidade tem um, sabia? O de Bh fica na Praça 7).

Zombi, Zombi 2 e City Of The Living Dead

Lucio Fulci é um diretor italiano que fez alguns dos mais clássicos filmes de zumbi. Os filmes de zumbi da Itália são legais porque são muito mais from hell - os zumbis são tipo apodrecidos mesmo, vermes saindo de dentro dos olhos, vomitando os órgãos internos, rock! - e os filmes são sobrenaturais mesmo e não vem com essa de "explicação científica" - os zumbis levantaram do cemitério porque um padre se enforcou nele porra! O Zombi foi vendido como "continuação do Dawn Of The Dead" na Itália - picaretice na veia mas o filme é tão legal que todo mundo perdoou.

Shaun Of The Dead e Fido

Comprovando minha teoria que todo e qualquer filme deveria ter uma invasão de zumbis, Shaun Of The Dead é literalmente uma comédia-romântica-perdi-minha-namorada-e-vou-tentar-reconquistá-la - com zumbis! Apesar de se vender como comédia é um dos melhores filmes de zumbi da atualidade - comentário do próprio Romero! E Fido também comprova minha teoria porque é um "filme de cachorro" - sabe aqueles filmes do garoto que tem um cachorrinho que ele gosta e que normalmente são tristes porque ele se perde ou coisa que o valha mas acaba salvando o menino e a família acaba finalmente o aceitando? É a mesma coisa - só que o menino tem um zumbi de estimação. Conceito foda e execução melhor ainda.

A Volta dos Mortos Vivos

Talvez o mais famoso, feito por um parceiro do Romero que se separou dele e meio que vendeu o filme na picaretice como se fosse continuação do Night Of The Living Dead, todo mundo já viu esse filme quando era pequeno - é aquele que todos os personagens tem um visual de punk mas escutam metal no cemitério (punk-gothic-metal?). Apesar de picareta é tão bacana que a moçada perdoou e hoje é um grande clássico também obrigatório. O 1 é 60% terror e 40% comédia - e tem umas novidades tipo os zumbis falam (daqui que vem o famoso "braaaaaaaaains!!") e não morrem nem com tiro na cabeça. O 2 é 70% comédia e 30% terror e vale ver tb. Por favor IGNORE do 3 para frente - o 4 foi o único filme de zumbi que eu parei de ver no meio, para você ter idéia.

Braindead

Filme do Peter Jackson da época que era desconhecido (ele mesmo, o que dirigiu Senhor dos Anéis), eu lembro que quando a moçada que gosta de filmes de zumbi ficou sabendo que seria ele que iri dirigir o Frodo já tinha certeza que ia ser bom. Esse filme tem: padre ninja (que morre e vira padre zumbi), enfermeira zumbi com a garganta cortada que come pelo buraco da garganta, e dá para o padre zumbi e eles fazem um neném zumbi :-) , vovó zumbi que come o cachorro da casa, o macaco rato do Sumatra e uma cena onde uns 50 zumbis são mortos por um cara segurando no alto um cortador de grama. É o filme que mais usou sangue na história. Precisa de mais?

28 Days Later e 28 Weeks Later

Praticamente redefiniu o gênero zumbi (não são tecnicamente zumbis mas são né moçada) e foi sozinho responsável pelo ressurgimento e a nova popularidade que os zumbis tem hoje (muitos neófitos que tem muito para aprender :-) ), Extermínio é simplesmente excelente como filme de qualquer gênero e um dos top 5 filmes mais tensos que eu já vi - e olha que eu quase só vejo filme tenso. Ótima maneira de introduzir filmes de zumbi para quem não conhece/não gosta/acha que não gosta. Uma das visões mais viscerais e realistas do apocalipse que eu conheço, não tem senso de humor e marcou todo mundo na época. A continuação não é tão legal quanto o primeiro mas também é boa.

Biozombie, Junky e Wild Zero

Biozombie é coreano e é uma espécie de Dawn Of The Dead na Coréia (se passa num Shopping) e é um dos tops filme de zumbi que eu já vi - é o filme que tem um zumbi sushimen que mantém sua paixão pela garotinha até depois que morre e salva eles na garagem.
Junky é japonês e mistura zumbis com yakuza. E Wild Zero é o filme de zumbis do Guitar Wolf, que são basicamente os Ramones do Japão. E eles transformam as guitarras em Katanas. E tem
Alienígenas. É tipo o filme mais legal do mundo.

City of Rott

Animação feiosa que conta uma história surpreendente boa de zumbis, engraçado e pertubador ao mesmo tempo. Você acompanha um velinho tentando achar seus sapatos no meio de um mundo cada vez mais acabado e na sua senilidade meio alheio ao que está acontecendo - e vai entrando na loucura dele. Recomendo muito.

Dead Meat e Undead

Dois filmes de baixo orçamento tentando ser modernosos, e bem legais por isso. O Dead Meat é Irlandês - ous eja, todo mundo doente, sotaque pesado e tem uma vaca zumbi (YES!). O Undead tem uns efeitos especiais e tal e tenta ser um Matrix de zumbi, só que com pouca grana. E é o filme que tem peixe voador zumbi. Veja os dois.

Zombie Strippers

Feito com atrizes pornôs (mas não é pornográfico), fazia bastante tempo que eu não via um filme de zumbi bom assim. As strippers que se tornam zumbis viram o hit da boate fazendo com que as vivas, na inveja, peçam para ser mortas por elas, enquanto o porão vai se enchendo com as vítimas das garotas (que por sua vez também viram zumbis). Muito bom e vou acompanhar os próximos filmes desse diretor.


Moçada tem muito mais na lista mas acho que dá para começar... quando assistirem tudo isso me procurem que eu indico mais!!! E mais... e mais... maiiis... braaaaaaaains!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Era isso que estava faltando!

André Carneiro disse...

Cara, excelente post com assunto realmente relevante para a humanidade.

Na minha opinião, os filmes do Romero são fodas porque além de definir o gênero, acaba sendo um filme extremamente político, tal como os primeiros 3 filmes da franquia Planeta dos Macacos (os antigos mesmo), que são filmes políticos travestidos de ficção científica, e funcionam de forma excelente sob as duas óticas.

Eu vou cobrar um post sobre games de zumbis, mas só aceito depois que você zerar o Dead Rising do XBOX 360. Inspirado no Dawn of the Dead, é um dos jogos mais tensos, engraçados, divertidos, complexos e gore de todos os tempos, com uns 5 finais diferentes, múltiplas possibilidades (você precisa salvar pessoas no shopping, mas tem que fazer escolhas o tempo inteiro), sem contar que tem uma trilha sonora que colabora absurdamente pro contexto.

Luiz Augusto disse...

UHUUUUU!!!