quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Poder da nostalgia

Quando se fala da nossa relação com a cultura, NADA, NADA, é mais poderoso que nostalgia.
Repare como a grande maioria das pessoas estaciona (no MAL sentido) na música que ele gostava quando era adolescente. "No meu tempo que era bom". Li num blog um comentário certeiro que quem estava curtindo o Jesus And Mary Chain morto no Planeta Terra era bem mais por nostalgia do que por estar na presença de um show bom. E o pior é que ninguém pode falar nada: qualquer música que toque que fazia sucesso quando você tinha 13 anos (mesmo as que você não gostava) mexe com você de alguma maneira. Ah, mexe sim, seu mentiroso.

Lembram daquela música "Informer" de um tal de Snow que tocava no início da década de 90? Estava tocando quando dei meu primeiro beijo. A música é horrível, mas me dá um senso de nostalgia tremendo. Acho que meu top 10 "músicas que eu meio que não deveria gostar mas não consigo evitar por causa do poder da nostalgia" é esse:

1-Snow - Informer
2-Oingo Boingo - Stay
3-EMF - Unbelievable
4-George Michael - Faith
5-Aerosmith - Crying
6-Culture Club - Karma Chameleon
7-Information Society - Run
8-Inner Circle - Da Bomb
9-The Housemartins - Build
10-Double - Captain Of Her Heart

Hoje eu estava ouvindo o Acid Eaters e senti um nó na garganta (realmente quase chorei) quando tocou Somebody To Love.

2 comentários:

bruiser disse...

como aquele cheiro que vem voce nao sabe da onde e ele te lembra o cheiro da casa da sua avó, ou o cheiro do elevador qdo vc ia p/ casa de um amigo seu. tem musicas que eu ouço ja sabendo do que eu vou lembrar e isso eh foda.

Luiz Augusto disse...

Acertou na veia!