quarta-feira, 16 de julho de 2008

Da Série Playlist - Torrando a Bateria do Meu Ipod Agora!

Além do Julgamento, lógico! (ver post anterior)


MC Solaar - Qui sème le vent récolte le tempo

Tido como basicamente o responsável pela popularização do hip hop europeu (a pouca que existe pelo menos), esse francês que já morou no Egito fez um disco espancante em 1991 - que já mencionei que considero a melhor época do hip hop - com bases bem jazz e de muito bom gosto e cantando rap em francês. Além do som ser muito bom vale muito pela novidade de ver como isso fica, e o cara tem um vocal bacanão e sabe fluir muito bem com a linguagem (pena que eu não entendo porra nenhuma). O estilo é próximo daquele hip hop alternativo classudo do Pharcyde e do A Tribe Called Quest (que também ando ouvindo bastante). Dizem que esse cara bomba na África. Os africanos tem a manha.

Fala uma aí para eu conhecer
- pega Ragga Jam, que é improvisada com um maluco qualquer do reggae e é mais brincalhona e divertida que o resto do disco.


Rise Against - Revolutions Per Minute

Eu não gosto de hardcore melódico. Não escuto NOFX, Lagwagon, Pennywise, No Use For A Name, Strung Out nem as bilhões de bandas de skatista parecidas. Acho tudo igual e tudo um saco.
Mas uma vez por século aparece uma raríssima que faz o negócio tão bem e agrega personalidade que eu acabo me rendendo. Isso só aconteceu 4 vezes na minha vida: Bad Religion, Descendents, Face To Face e agora o Rise Against. Eles são da Fat Wreck (gravadora do NOFX que só lança esse som), portanto são meio que isso mesmo, mas bem mais raivosos, bons músicos e escrevem letras boas o suficiente para ter me ganhado. Daqui a uns 10 anos acontece de novo. Ou não. Escute isso se você gosta de punk, independente da corrente a que eles pertencem.

Fala uma aí para eu conhecer - Black Masks And Gasoline, principalmente por causa da letra.

A Tribe Called Quest - People's Instinctive Travels And The Paths Of Rhythm

Mais um representante do hip hop do início da década de 90 - viciei nisso percebeu né - esse é o primeiro disco de uns camaradas que surgiram do nada fazendo o tal "som classudo baseado em jazz" que eu atribuí ao MC Solaar, com umas letras bizarras e nada a ver com as letras padrão do hip hop e um som leve que pode servir de fundo para você ouvir fazendo outras coisas. Como eram ligados ao De La Soul que estourou antes (aliás outra banda foda) ficaram um tempo na sombra deles e demoraram para ser descobertos, mas ficaram melhores que os mestres na minha opinião. O disco que veio depois desse (The Low End Theory) é mais dark e ainda melhor.

Fala uma aí para eu conhecer - I Left My Wallet In El Segundo é bem o espírito do disco

Fleet Foxes - Fleet Foxes

Banda tão nova que eu mal consigo informação sobre eles, esse é o primeiro disco - sem contar um EP que rolou antes - saiu por agora e foi tão bombado que me provocou a reação típica de antipatia a excesso de hype que quase sempre provoca. Mas quando eu parei para ouvir mesmo tive que dar pala porque é uma moçada que fez um disco totalmente atemporal (podia ter saído em qualquer época do século 20 pra cá), bem folk calminho e bonitão com uns vocais lindos (umas harmonias meio Beach Boys) e músicas maravilhosas. Você tem que estar no clima para música muito calminha e bonita e meio melancólica, sem modernidades, mas se estiver vai pirar. Veja eles tocando Meadowlarks no YouTube para sacar o clima.


Fala uma aí para eu conhecer - sinceramente, qualquer uma. Não teve uma música que se destacou porque todas mantém o nível lá em cima.

Nenhum comentário: