segunda-feira, 14 de julho de 2008

Da Série Random Music - Urso Panda Anti Stress


Em homenagem ao meu atual PROJETO CONAN, resolvi falar de um camarada que funciona em diversos níveis para mim: te coloca num estado de viagem total, fez o melhor disco da história da humanidade para se ouvir trabalhando e de certa maneira chega a me deixar feliz quando eu escuto.

Mais ou menos em 2000, uma moçada se mudou para NY e começou uma banda indie experimental bem no espírito alegrinho mas viajante num esquema meio Elephant 6, ou seja, meio que todos os meus amigos são da minha banda ao mesmo tempo. Mais uma "comunidade" de artistas do que uma banda, o Animal Collective (que tristemente ainda não conheço legal mas está na minha lista) ganhou um nome legal entre os independentes e o último disco (Strawberry Jam) chegou a ser laudeado demais. Da moçada que colabora com eles só duas pessoas foram sempre constantes - Avey Tare e Noah Lennox. Até que em 2004 o Mr. Noá começou a chamar atenção quando gravou um disco solo chamado Young Prayer, usando o nome Panda Bear. E numa boa, acho o Young Prayer chatérrimo.

Porém em 2007 o rapaz deu uma pirada e gravou um disco menos abstrato/chatinho/afetado demais e acabou me ganhando. O Person Pitch me parece um disco gravado pelos Beach Boys (já postei aqui que sou fã incondicional dos Beach Boys) se eles fossem mandados para 2050 e resolvessem fazer o som deles só que de forma eletrônica e meio - ã - perdida? As músicas do Panda Bear tem aquele espírito deles - bem jovem, feliz, esperançoso, harmônico, bonito mesmo - mas que esconde alguma coisa mais complicada, mais triste, mais perdida mesmo por baixo (ele fez uma música que é uma ode de amor aos anti depressivos dele). É bem eletrônico, porém faz uso de muitos samplers de instrumentos acústicos e cria um clima de robôs tocando música de acampamento. E as músicas são enormes e viajantes e te colocam num transe legal para trabalhar e fazer outras coisas.

Quando falaram para o camarada que ele estava sendo muito comparado com o Brian Wilsson, a resposta foi "Droga, então vou ter que fazer melhor já que eu estou fazendo um som parecido com o de outra pessoa". Isso aí Noah esse é o espírito. Mas de fato nem tente esse se você não gosta de Beach Boys (mas aí vamos combinar que você tem um problema) :-)

Comece por - Person Pitch, claro. Mas fique de olho no que o Panda Bear vai fazer no futuro.

Nenhum comentário: