segunda-feira, 21 de julho de 2008

Da Série Random Music - Go on and treat me like a jerk

Em grande parte dos anos 90, muito influenciado pelo estouro do Rancid (banda de punks que moravam em prédio abandonado na rua e que acabou bombando, na MTV inclusive - aliás, gosto da banda), houve uma grande onda de bandas punks influenciadas por ska, que tocavam ska como se fosse no fundo um punk sem distorção na guitarra e com linhas de baixo complicadas. Essa onda veio e foi rapidinho e deixou até umas bandas bem legais - Vodoo Glow Skulls, Might Might Bosstones, Reel Big Fish etc. - e durante este período mesmo as bandas punks tradicionais sempre incluíam pelo menos um ska no repertório. Na verdade nada de estranho já que um dos pais do punk - The Clash - sempre foi pesadamente influenciado por ska e reggae. Punk e reggae são dois estilos que sempre meio que namoraram - "música jovem simples de protesto". Bad Brains em alguns momentos é mais reggae que punk e também foi uma das bandas mais seminais de todas.

Um efeito interessante foram as portas que foram abertas para as bandas de ska tradicionalzão, que em vez de funcionar como um "punk light" parecem ser mais um "reggae tocado rápido" (às vezes nem tão rápido assim). Specials e cia. foram redescobertos e bandas novas com esse som véio bacanas apareceram - das quais a melhor, para mim, é o Hepcat.

Gostar de Hepcat, na verdade, foi uma grande lição para mim, já que aproxima muito do reggae e eu nunca me imaginei ouvindo nada próximo disso. Foi um dos pontos que me ensinaram que estilo não tem relevância nenhuma - existe música boa e música ruim. O som deles não é sisudo nem viajante, na verdade é muito bem humorado, dançante, e (pelo menos soa) honesto. Tem vários vocalistas de estilos bem diferentes, sempre com aquela voz característica e sotacão de jamaicano e um monte de backing vocals bem feitos e metais divertidos entrando nas músicas. Ah e as letras são inescrupulosas. Te desafio a escutar Hepcat e não ficar com eles na cabeça. Por MUITOS dias.

Outro dia reencontrei o CD deles em casa (estava meio que esquecido) e passei a tarde vendo a Mirian rebolar. Teste na sua namorada :-D

Qual disco que eu arrumo - eu agarantio o Right On Time

Nenhum comentário: