quinta-feira, 24 de julho de 2008

Da Série Random Music - I Wanna Die Just Like Jesus Christ

Meio da década de 80. Dois irmão viciados em heroína, marginais até o osso, brigam com todo mundo, brigam com as outras bandas, brigam entre si no palco (briga de porrada), brigam com a platéia. Sobem no palco, fazem shows de 10 minutos (de costas para o público) e vão embora. Metade desses shows terminam em quebra quebra. Já foram expulsos do prédio da gravadora por arrumarem confusão lá. Depois gravam um primeiro disco em que a microfonia (aquele barulhão agudo e irritante de interferência quando você coloca o captador da sua guitarra de cara com o amplificador) é o instrumento principal. E praticamente o único instrumento do show ao vivo.

Nada disso teria importância nenhuma se este disco (Psychocandy) não tivesse mudado a música da sua época, se estes shows de 10 minutos não tivessem virado lendários, e se esses dois doentes não fizessem música excepcional. Se você gosta de rock mderno escuta muito deles em muitas bandas sem perceber. Uma das bandas que sedimentou o estilo shoegazer (olhador de sapato ehheheeheh), que recebeu esse nome porque todas as bandas eram formadas por um pessoal descabelado meio com cara de gótico que só tocava olhando para baixo, o Jesus And Mary Chain parece brutal no papel, mas o mais interessante deles é que as músicas são uma torrente caótica de barulho até quando você consegue decifrar o que está por baixo - pop. Pop??!?!? POP!! E pop bonitinho!!!

No segundo disco (Darklands, que eu adoro) eles fizeram o contrário do Psychocandy: músicas sóbrias, bonitonas, letras lindas, um clima meio deprê (não "deprê vou me matar", mais tipo clima de ressaca - aliás um amigo meu classificava eles muito bem como a melhor banda para se ouvir de ressaca do mundo) e conseguiram ser tão bons quanto o primeiro. A partir daí "ganharam o direito" de fazer o que quiserem, já que provaram que fazem tudo bem, e gradualmente se transformaram em uma banda um pouco mais próxima de um rock tradicional, porém um excelente rock tradicional. E nunca perderam a veia provocativa: direto tinham singles banidos das lojas, o que trouxe um monte de comparações com os Sex Pistols. Até hoje de vez em quando se você estiver em um lugar que toca música boa você vai escutar algo legal tipo

"I wanna die just like Jesus Christ/I wanna die come see paradise/I wanna die just like JFK/I wanna die in a sunny day"

FODA!

Muita gente lembra do Jesus And Mary Chain como a banda que tinha na batera o camarada que formou o (também bom mas não tão foda quanto na minha opinião) Primal Scream. Eu lembro do Jesus And Mary Chains como uma das melhores bandas da história.

Terminaram em 99 e voltaram em 2007 e vai ter show no Brasil. Não deixa esse passar!!!

Comece por - Psychocandy se você gosta de barulhada, Darklands se você for uma pessoa mais normal
Ou então comece por - 21 Singles que é uma coletânea perfeita
E depois - depois todos meu amigo, se vira aí.

Nenhum comentário: