
Gosto bastante de música eletrônica, mas não sou um cara de procurar música eletrônica "utilitária", como por exemplo aquela criada somente para funcionar na pista em determinado momento - ou seja, não baixo dj sets, ainda prefiro música que foi feita para ser música. Acabo tendendo para coisa mais maluca - tipo o Aphex Twin que já citei aqui várias vezes - ou coisa mais pop tipo Hot Chip. Tem de vez em quando uns camaradas que conseguem um meio termo legal - The Field por exemplo. Mas o que você vai me pegar ouvindo direto mesmo é pop dos futuro.
Ladytron começou no finalzinho da década de 90 e são dois ingleses + duas inglesas, cada um com um sintetizador véio (ao vivo a banda são 4 sintetizadores mandando bala) que foi escolhido justamente por ser velho e ser capaz de gerar um som eletrônico vintage (detesto essa palavra) mas que é usado para fazer música inegavelmente moderna. O som tem um pezinho no pop, e embora sutil eu vejo claramente um toque meio gótico/deprê/sexy/frieza.
Uma das características mais marcantes do Ladytron são os vocais das meninas. Eu só consigo definir como a mistura entre um anjo e um robô - é delicado e meio que sensual, só que ao mesmo tempo frio e distante (tirando que fica mais alien porque é tratado com um monte de efeito no computador). Me passa sempre a sensação de alguém muito sensível tentando se defender para não ser ferrado pelo mundo - atitude fria mas que no fundo é vulnerabilidade. O som é bem electrão e portanto é dançante - então dá para ouvir Ladytron em uam festa ou sozinho num quarto escuro e funciona de maneiras completamente diferentes nos dois lugares.
Os dois últimos discos com certeza entram para mim em qualquer top de discos lançados de 2000 para cá. O negócio é classudo. Se a música moderna andar para esse lado eu estou feliz. Ou deprê sei lá se eu escutar muito isso. Selo de qualidade do Leandro na veia - se seu gosto bate com o meu vai sem dó.
Comece por - Witching Hour, porque comanda o batatal
Disco mais Ladytron - Witching Hour
Enjoei do Witching Hour - Velocifero
E depois - pode ouvir os antigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário