quarta-feira, 23 de julho de 2008

Da Série Random Music - Destroy Everything You Touch


Gosto bastante de música eletrônica, mas não sou um cara de procurar música eletrônica "utilitária", como por exemplo aquela criada somente para funcionar na pista em determinado momento - ou seja, não baixo dj sets, ainda prefiro música que foi feita para ser música. Acabo tendendo para coisa mais maluca - tipo o Aphex Twin que já citei aqui várias vezes - ou coisa mais pop tipo Hot Chip. Tem de vez em quando uns camaradas que conseguem um meio termo legal - The Field por exemplo. Mas o que você vai me pegar ouvindo direto mesmo é pop dos futuro.

Ladytron começou no finalzinho da década de 90 e são dois ingleses + duas inglesas, cada um com um sintetizador véio (ao vivo a banda são 4 sintetizadores mandando bala) que foi escolhido justamente por ser velho e ser capaz de gerar um som eletrônico vintage (detesto essa palavra) mas que é usado para fazer música inegavelmente moderna. O som tem um pezinho no pop, e embora sutil eu vejo claramente um toque meio gótico/deprê/sexy/frieza.

Uma das características mais marcantes do Ladytron são os vocais das meninas. Eu só consigo definir como a mistura entre um anjo e um robô - é delicado e meio que sensual, só que ao mesmo tempo frio e distante (tirando que fica mais alien porque é tratado com um monte de efeito no computador). Me passa sempre a sensação de alguém muito sensível tentando se defender para não ser ferrado pelo mundo - atitude fria mas que no fundo é vulnerabilidade. O som é bem electrão e portanto é dançante - então dá para ouvir Ladytron em uam festa ou sozinho num quarto escuro e funciona de maneiras completamente diferentes nos dois lugares.

Os dois últimos discos com certeza entram para mim em qualquer top de discos lançados de 2000 para cá. O negócio é classudo. Se a música moderna andar para esse lado eu estou feliz. Ou deprê sei lá se eu escutar muito isso. Selo de qualidade do Leandro na veia - se seu gosto bate com o meu vai sem dó.

Comece por - Witching Hour, porque comanda o batatal
Disco mais Ladytron - Witching Hour
Enjoei do Witching Hour - Velocifero
E depois - pode ouvir os antigos

Nenhum comentário: