terça-feira, 29 de julho de 2008

Super Grupos (2) - Por que temos que viver em tanta dor todo dia


Entre as bandas que foram tão escutadas na minha adolescência que se entranharam no meu DNA de um jeito que não sai mais (tatuagem nos genes), se eu me basear no número de vezes em que eu ouvi, Alice In Chains tem uma grande chance de peitar Ramones, Nine Inch Nails, Radiohead e outros hits do meu som dessa época. Escutava diariamente e até hoje te desafio a me mostrar qualquer música deles que eu não sei a letra de cabeça. E é alta a possibilidade de eu também saber tocar ela na guitarra. Escuto pouco hoje (não que eu não goste mas a obra deles foi curta e já foi mais que absorvida tem muito tempo), mas um lembrete foi um dia em que, dirigindo na estrada e escutando o ipod no shuffle, começou uma música tão densa, climática e simplesmente magnética que eu cheguei a assustar até reconhecer que era uma música da carreira solo do guitarrista deles. O negócio era poderoso.

Em 1994 um projeto atraiu um grande interesse inicial e quando foi percebido que não era uma banda óbvia prontinha para rádio e igualzinho as anteriores ficou meio esquecido. Exceto por quem gosta de música boa. Mad Season foi formado pelo guitarrista do Pearl Jam (Mike Mc Cready) que, numa clínica de reabilitação conheceu o baixista John Baker e chamou o baterista dos Screaming Trees (Barret Martin) e o seu amigo Layne Staley, vocalista do Alice In Chains, para fechar. O que você tem que entender sobre Mad Season é o momento: provenientes de bandas que estavam no auge (tanto artístico quanto comercial), e ao mesmo tempo com a vida pessoal esmagada (drogas principalmente), todos os envolvidos - o baixista e o Layne Staley morreram pouco mais tarde, os dois de overdose - atravessavam um período difícil e confuso, onde havia o agravante que o mundo estava prestando atenção neles. Já vi os membros da banda dizerem que estavam numa viagem de fazer música espiritual, que tenha significado profundo para as pessoas, e de quererem experimentar o que não encaixava nas outras bandas.

Então a música do Mad Season é a reflexão de tudo isso: espiritual, lenta e contemplativa, bonita de um jeito muito triste, o disco é super melancólico e por vezes pesado. Não se parece em nada com Pearl Jam, Alice In Chains ou Screaming Tress. Tem música feita por improviso na hora, tem música que leva saxofone (de uma maneira NÃO BARANGA por milagre), tem música instrumental, tem música triste de fazer chorar. O clima do disco é bem resumido numa frase de River Of Deceit, que foi a única música que ficou um pouco conhecida: my pain is self chosen.

Pouco conhecido, pouco lembrado, só fez um disco (Above) pouco falado. Mas toda vez que eu sento com uma guitarra já reparei que sem perceber em algum momento sai uma música deles. Não posso lutar contra meu DNA.

Eu não sei de nada

Nenhum comentário: