terça-feira, 12 de agosto de 2008

Da Série Random Music - Corta-Copia


Cut Copy é uma banda simples que pode te enganar com facilidade. 3 camaradas da Austrália que começaram recentemente (2001), estão no segundo disco e são de certa forma super stars lá (o segundo disco ficou em número 1 na parada de lá, enquanto aqui no Brasil os tops da semana são Wanessa Camargo, Leonardo, Bruno e Marrone e Daniel - nós merecemos). O som deles é extremamente descomplicado e fácil de gostar: pop eletrônico divertido e bem tocado, com muita influência de indie rock e de synth pop dos anos 80. Ou seja, parece New Order.

Só que, esse som é simplesmente muitíssimo mais difícil de fazer do que parece. Embora soe totalmente natural, sem esforço e espontâneo, me surpreendeu a capacidade desses caras de se aproximar do que eu entendo na minha cabeça como "pop perfeito". Fácil de gostar, dançante, divertido, dá para cantar junto, para colocar numa pista à noite, e é tudo isso sem ser superficial e nem enjoativo (pelo contrário, quanto mais eu escuto mais me dá vontade de escutar - anda no repeat o dia inteiro). É mais ou menos a arte que o New Order dominou (quando eles perceberam que não eram o Joy Division) e para qualquer banda (especialmente uma de pop eletrônico) ser comparada com o New Order tem que suar MUITO. Honra, de fato.

Em alguns momentos o Cut Copy sai um pouco do eletrônico e começa a gravitar mais para o indie (mais guitarra e vocalzinho feliz). Nesses momentos tende um pouco para o genérico. Não destrói a banda mas não procure esses caras por causa de rock. Procure esses caras para ouvir música de sintetizador bem intencionada e feita por pessoas legais. Vai entrar no meu top 2008 com muita facilidade, principalmente se eu for pelo número de vezes que eu escutei. Quem sabe Wanessa Camargo e Daniel aprendam que pop pode funcionar e ser tão válido e bem feito quanto qualquer outro estilo.

Qual disco - pega o In Ghost Colours

Nenhum comentário: