terça-feira, 5 de agosto de 2008

Da Série Random Music - Árvores Gritalhonas


Pixies é frequentemente lembrado como exemplo de banda que tinha tudo para fazer muitíssimo sucesso e nunca estourou porque os membros da banda não eram bonitinhos. Para mim exemplo melhor ainda são os Screaming Trees.

Screaming Trees para mim é: eu gosto é de rock + uma certa névoa branca de heroína (um lado sóbrio/viajante/tristonho) + guitarras devem ser usadas e não escondidas no mix + vocais bonitaços e classudos (a carreira solo do rapaz parece com Nick Cave) + banda de rock direto sem muita experimetação mas extremamente bem feito e muito estiloso + também sabemos fazer baladas de tirar lágrima + letras sobre sofrer, sofrer e sofrer. Como eles eram de Seattle e começaram em 85 (mas a carreira desenvolveu mesmo na década de 90) ganharam de bônus um rótulo de "grunge" apesar desse ser o rótulo mais sem sentido que eu conheço - já que Nirvana e Mudhoney não parecem com Alice In Chains que não parece com Pearl Jam que não parece com Screaming Trees - mas o que eles NÃO ganharam foi se dar bem com a carona do tanto que essas bandas ficaram em evidência nesta época. Tiveram um sucesso limitado e com certeza não se compara o nível de reconhecimento atribuído a um Pearl Jam por exemplo. Aliás, algumas das melhores bandas do tal do "grunge" (e as que foram de fato pioneiras) foram as que menos ganharam crédito - Mudhoney e Melvins da vida.

No fundo o som dos Screaming Trees gravita bastante em torno do vocal. O Mark Lanegam (que você deve conhecer como membro "semi oficial" do Queens Of The Stone Age, é aquele cara que aparece de vez em quando em todos os discos para gravar umas músicas com o vocal gravão bonitaço - por exemplo, Autopilot - checa a carreira solo dele, também comanda). Visto que o cara tem uma voz foda, um senso melódico de bastante bom gosto e escreve letras marcantes o "complemento" para sua voz nem precisava ser bom - mas os dois guitarristas gordões tem tanta personalidade quanto. Só não tinham a aparência. O fim do Screaming Trees foi tão melancólico que gravaram um último disco que nunca saiu porque nenhuma gravadora se interessou.

Agora te desafio a escutar "Nearly Lost You", "Shadow Of The Season" ou "All I Know" e não gostar da banda. Vai lá e me ajuda a chorar pelas injustiças do mundo da música.

Comece por - Sweet Oblivion
Disco mais Screaming Trees - Dust

Nenhum comentário: