segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Respeita os mais véio, minino!

Todo mundo que gosta de música eternamente terá mais música para descobrir. Isso é uma das coisas mais legais de todas. Por mais música boa que você conheça, tem um oceano de coisa boa ainda para você desbravar. Dá para crescer lateralmente (tipo abrir mais bandas dentro de um estilo que você já gosta) ou verticalmente (indo para trás e descobrir qual som gerou esse que você gosta hoje).

Por experiência própria eu diria que crescer verticalmente é uma das coisas mais prazerosas que existem para quem aprecia música. É muito comum descobrir que as bandas que faziam coisas parecidas com as que você gosta hoje eram muito melhores do que os seus "pupilos", e fica claro que sem elas as novas não existiriam. Até um ponto em que as bandas novas amadurecem o suficiente para entrar num território realmente único. Mas isso é outro assunto.

Uma das grandes dicas é: preste atenção nas "influências". Sempre que alguém pergunta numa entrevista "quem influenciou vocês" não é só para constar, serve para você saber o que vale a pena procurar se você gosta daquela banda. Vou mais longe ainda para dizer que uma estratégia muito bacana é ir até a raiz do que você gostava e crescer "lateralmente" a partir daí. Sempre descobre muita coisa foda. E, de boa, no fundo acho que é de certa maneira "errado" você por exemplo gostar de Strokes se você não conhece Velvet Underground. Mas isso é meu lado "polícia da música". :-D

Exemplos de como isso funciona:
Você gosta de Interpol, que é uma (excelente) banda nova.
Então você procura Joy Division, que é claramente a base do som deles. Nessa você já descobriu uma banda mais legal e mais significante que o próprio Interpol.
Aí resolve crescer "para o lado" e procurar quem fazia coisa parecida com o Joy Division na mesma época, e cai em Echo And The Bunnymen, The Cure, Nick Cave.
Então começa a crescer "verticalmente" de novo e vai atrás do que inspirou o Joy Division e aí você cai no início do punk, David Bowie da década de 70, Velvet Underground. Ou vai "para frente" e começa a ouvir as coisas que vieram entre o Joy Division e o Interpol e fazem parte da mesma "linha evolutiva" - aí você está escutando desde New Order até Jesus And Mary Chain.
E tudo tem uma boa chance de você gostar, partindo do simples fato de "eu gosto de Interpol". E você já construiu na sua cabeça todo um cenário da música que teve como filho essa - e de quebra muitas outras - bandas que você gosta.

Princípios simples e básicos:
Se tem interesse em punk tem que conhecer Ramones.
Se tem interesse em metal tem que conhecer Black Sabbath.
Se tem interesse em indie tem que conhecer Velvet Underground.
Se tem interesse em eletrônico tem que conhecer Kraftwerk.
Se tem interesse em funk (não funk carioca, funk de verdade!!) tem que conhecer James Brow.
etc, etc, etc,etc.

Sacou? O "óbvio" só virou "óbvio" um dia por algum motivo. E vivo me surpreendendo com como essas coisas tidas como "clássicas" e que dão a maior preguiça (último caso pessoal, Stevie Wonder) fizeram por merecer serem chamados de clássicos.
Assim como quando você lê Shakespeare você vê que ele é cheio de clichês. Mas só viraram clichês DEPOIS que ele os escreveu.

Note que para mim é importante conhecer. Gostar o não já é outro terreno, porém normalmente a chance é boa.

Óbvio e clichê igual esse post, que só foi escrito porque eu vejo direto gente que escuta hardcore mas não conhece Black Flag, escuta indie mas nunca ouviu Velvet, gosta de folk mas não conhece Bob Dylan e outros graves crimes contra a polícia da música.

6 comentários:

fabs disse...

gravíssimos, né. Saí só com fiança, e tive que dar uma propina generosa pro delegado. Mas e meu dvd?
PS: peguei o velvet errado! huahauhauhua! Essa foi só pra te irritar. ;)

GraveRisen disse...

Post não foi específico para você...
mas você me ajudou a lembrar que eu vejo muito isso :-)

shibuya disse...

foi pra mim então.. vagabundo! to me redimindo porra!

fabs disse...

foi pra mim sim pq eu sou especial! :)
Arrume seu próprio post, japonês ladrão!

shibuya disse...

vai aprender a escutar música o fã de rod stewart!!
e eu já tenho o meu próprio post:

http://risefromyourgrave.blogspot.com/2008/04/da-srie-top-10-all-my-niggas-get-down.html

hoho!

Anônimo disse...

Se você existe tem que conhecer Black Sabbath.

É aquela velha frase:

"Conheço Black Sabbath, logo exito"

Ou algo do gênero...