segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Guia Rise From Your Grave para a discografia do New Order

New Order:
  • não é o Joy Division, mas é outra banda diferente com tanto valor quanto;
  • não é pop efêmero de FM, mas é uma das poucas bandas que fazem o que eu entendo como POP PERFEITO;
  • música eletrônica no geral deve demais para eles;
  • quando se fala de pop eletrônico/synthpop ninguém consegue chegar nem perto. Nem o Depeche Mode;
  • se você estiver colocando som em uma festa, numa boate ou coisa parecida, eles estão na categoria de "bandas infalíveis" assim como o Daft Punk - não importa se o seu público é punk, gosta de eletrônico, é playboy, metal - todo mundo vai dançar e todo mundo vai gostar
  • é umas das 10 melhores bandas da década de 80 FÁCIL;
  • é uma das 10 melhores bandas pop da história FÁCIL;
  • assim como eu falei do Cut Copy, fazem algo que parece muito simples e espontâneo e fácil, até você ir lá e tentar fazer e ver que quase ninguém consegue fazer bem como eles;
  • sempre foram interessantes e criativos, nas capas de discos, nos vídeos, nos singles com embalagem legal, nos shows. Como diz o Bernard Summers "só não queríamos ser mais uma banda de rock chata".
  • entre as coisas que você escuta, muito mais delas tirou algo do New Order que você imagina.
New Order é daquelas bandas que você tem que ter tudo e escutar tudo. Não importa seu gosto musical - basta não ter preconceito com pop e eu acho quase impossível não gostar de New Order.

Esse é meu mapa particular da discografia do New Order - note que os melhores singles do New Order NÃO entram nos discos, então mesmo se você pegar tudo não pode deixar de procurar as coletâneas de singles tipo a clássica Best Of New Order da capinha branca:

Movement - o Movement é mais o terceiro disco do Joy Division do que o primeiro do New Order, e normalmente é meio que massacrado por isso. Injustamente na minha opinião, porque embora seja tipo um "Joy Division não tão bom quanto Joy Division" ou um "New Order que não é bem New Order" ainda assim é um disco muito bom. Abstrato, frio, distante, estranho, deprê, e com vocais graves que até dá para confundir com os do Ian Curtis.
Resumo: gótico dos anos 80 na veia. Me lembra The Cure do início.

Power, Corruption & Lies - tido universalmente como o disco em que o New Order virou o New Order, eu acho que isso só ocorreu no próximo, mas adoro o ponto onde a banda estava neste disco: exatamente no meio do caminho entre a gotiqueira do primeiro e o pop eletrônico um bocado menos sombrio do futuro. Esses discos de "transição" quase sempre são super inconsistentes, mas não é o caso aqui. Imagine o New Order que você conhece mas com um tom mais sério e viajante e você vai perceber que isso dá um som muito interessante.
Resumo: nem aqui nem lá, mas o meio do caminho é super bacana também. Synth pop viagem.

Low Life - aqui para mim foi o ponto em que eles descobriram qual é o seu som. New Order sempre foi bem eletrônico, mas nesta época ainda era bastante rock e o Low Life é o melhor disco "rock" deles para mim. Acho inclusive ótimo ponto para começar se você não animar a ouvir todos (mas devia). Se não fosse o Technique seria candidato a melhor disco deles.
Resumo: gostamos de eletrônico mas somos uma banda de rock. E esse para mim é o verdadeiro primeiro disco do New Order.

Brotherhood - não acho que eles estavam num período particularmente criativo aqui. Acho o Brotherhood basicamente o Low Life 2 mas as músicas tendem um pouco mais para uma fórmula um pouco genérica. Brotherhood é um disco que eu escuto, escuto, escuto e as músicas dele não ficam na minha cabeça. Mas para ser justo não é ruim, só empalidece diante dos outros (tirando que é o disco que tem Bizarre Love Triangle, então foi o disco que foi responsável por estourar eles de verdade). Vale uma coisa que eu já escrevi aqui no blog: disco mais ou menos de banda foda quase sempre equivale a disco foda da maioria das outras bandas.
Resumo: é meio que genérico de New Order, só que feito pelos próprios.

Technique: acho que perceberam que o público que os idolatrava era mais a moçada do eletrônico que a do rock, ou então simplesmente ficaram com vontade de experimentar mais. No Technique eles quase que largaram as guitarras e fizeram o disco mais eletrônico de todos. Por acaso ou não é o melhor disco do New Order. Só tem música forte e todas ficam eternamente na sua cabeça. Se alguém me perguntar o que é que eu chamo de "pop perfeito", basta escutar o Technique.
Resumo: dane-se desse negócio de rock, nós somos é eletrônico mesmo. Esse é melhor disco.

Get Ready: é bem a volta do rock no New Order, funciona mais como um disco de uma banda de rock que se interessa por eletrônico do que um disco de synth pop. Esse disco foi gravado na época que o Billy Corgan dos Smashing Pumpkins era da banda. Como foi um disco que demorou muito para sair decepcionou algumas pessoas que queriam um Technique 2. Eu tenho muitíssimo carinho por esse disco, até porque para ser sincero talvez seja o disco deles que eu mais escutei até hoje. Disco fácil para fazer alguém que não gosta ou não conhece muito de se ligar na banda.
Resumo: rock and roll!! (aliás pop and roll)

O Republic e o Waiting For The Siren's Call ainda estão na fila para eu ouvir. Se basear nos singles deles que eu conheço boto fé nos dois.

Nenhum comentário: