segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Da Série Random Music - todo mundo que fingia gostar de mim se foi


Walkmen é uma banda de álcool. Feita por quem bebe muito e para quem bebe muito. Eu não bebo muito hoje, mas vamos dizer que eu sei beber e qualquer um que já tenha tomado uns porres tem grande facilidade de identificar os sentimentos que passeiam (gloriosamente) pela música deles. Mas não é uma banda de álcool estilo Motorhead ou Go! Team (feitas para ouvir no auge da euforia da birita) mas feita para ouvir no momento em que você está caminhando bêbado para casa tarde da noite, sozinho, um pouco melancólico e já antecipando a ressaca. Uma certa falta de compromisso, arranjos que são no geral meio que lentos e trôpegos (a grande maioria das músicas me faz sentir exatamente caminhando sozinho de madrugada), cantadas por um cara que eu tenho certeza que está bêbado.

Ficou com impressão de algo meio que avacalhado? Impressão errada. Walkmen está entre as mlehores bandas que surgiram de 2000 para cá fácil. Favorecendo instrumentos antigos - aliás, de forma geral timbres e sonoridades antigas, até formatos de canção antigas - pode-se dizer que este estilo que eu estou chamando de descompromissado na verdade é extremamente bem tocado, o perfeito caos controlado - mas não é um caos furioso. De certa forma é um caos delicado. Passa um sentimento de pouco esforço enquanto na verdade pode ter certeza que tiveram que ralar para fazer. A atmosfera é bem convincente, até porque não é unidimensional - escute a música "The Rat" e me diga se ela não capturou com 100% de perfeição o sentimento que ela tentou passar (nem vou escrever ele aqui, deixo para você interpretar). Aliás, uma das melhores músicas feitas de 2000 para cá na minha opinião.

Se não está escutando Walkmen ainda, se considere um felizardo, porque tem um som perfeito ainda para descobrir. Mas escolha o momento certo para absorver eles pela primeira vez. A próxima vez que comprar uma garrafa de Jack Daniel's passe a noite bebendo ela devagar e escutando o som estilo música de tocar em bar escuro para gente meio que deprimida deles. Vai terminar a noite em melhor estado de espírito que você pensa. E me chame para dar uma força com a garrafa. :-)

Comece por - Bows + Arrows
Disco mais Walkmen - Bows + Arrows
Mais deprê - Everyone Who Pretend To Like Me Is Gone
Mas variado - A Hundred Miles Off
Saindo hoje - You And Me

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Tô é com uma garrafa de Gin aqui precisando de ajuda pra matar! HEEHHE! :)