quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Da Série Random Music - Navegando o Mar de Queijo

Esse cara é, antes de tudo, um maluco. Imagina um cara excêntrico que cresceu entre as bandas de metalzão da Califórnia (aliás quase entrou no EXODUS) mas que preferiu levar as idéias excêntricas dele para uma banda de som próprio e maluco. Viciado em psicodelia, virtuosismo (do tipo bom e não chatão como eu discuti num post passado), música antiga, metal, desenhos animados, polka, piadas escatológicas e personagens bizarros e sem sentido e que acontece de ser (para mim) o melhor baixista do mundo. O cara me faz uma banda que com um som que não se parecia com nenhuma, continua muito único e provavelmente vai continuar.

Essa banda é meio que metal mas é bastante funkeada, de uma forma original totalmente baseada no som do baixo - todos os outros instrumentos são coadjuvantes (bem incomum no mundo "guitar-cêntrico" do rock). A música é, de fato, levada pelo baixo - tocado de forma incrível - a bateria só existe para acompanhar o baixo, e a guitarra para fazer sons estranhos que pontuam o que o baixo está fazendo e de vez em quando mandar um solo bizarrão. Consegue ser isso ao mesmo tempo em que soa como formas de música antigas (o Les Claypool, que é esse baixista doidão, já chamou o som deles de polka psicodélica - e eu já passei uma tarde ouvindo eles com o meu avô!) e, acima de tudo, bizarra. E os vocais parecem cantados por um personagem de desenho animado, cantando sobre temas que interessariam a alguém que habita um universo de desenho animado.

Essa banda é o Primus e já lançaram discos como Pork Soda (que começa com a música My Name Is Mud, que faz com que a platéia jogue lama na banda!), Sailing The Seas Of Cheese (com músicas sobre pilotos de corrida e a história de um gato recitada pelo Tom Waits) e estouraram com uma música sobre a precheca da Wynoma Ryder (Winona's Big Brow Beaver).

Tem um amigo meu que me disse que escutava de tudo muito alto mas sempre que colocava Primus por algum motivo até hoje desconhecido o gato dele fugia da sala desesperado. Primus não adianta ficar lendo, tem que escutar para entender. Eu recomendo.

Comece por - Sailing The Seas Of Cheese
Disco mais Primus - Pork Soda
Mais divertido - Tales From The Punchbown
Menos bizarro - Antipop

Nenhum comentário: