quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mas eles tocam pra carai véio!

Eu queria postar sobre Primus (e ainda vou), porém como eu estava iniciando o assunto falando de quanto eu desprezo virtuosismo vazio (também conhecido como masturbação musical) achei que merecia um post.

Ponto: técnica e musicalidade são das habilidades distintas. Uma pessoa pode possuir nenhuma delas, as duas ou somente uma. Não confunda. Já expliquei tudo que eu penso sobre o assunto.
Frequentemente vejo:
  • artistas punheteiros que se vendem como grandes músicos e que de fato possuem uma técnica super apurada fazendo malabarismos impressionantes nos seus respectivos instrumentos porém tocando um som que é, pura e simplesmente, desinteressante e irrelevante;
  • gente defendendo esses ditos artistas que você "tem que ouvir" porque "tocam pra carai" ou falando que determinada banda é boa porque "toca pra carai";
  • só para ser justo, gente que também radicaliza para o outro lado e despreza qualquer coisa que seja um bocado mais técnica automaticamente, como se excesso de técnica automaticamente destruísse musicalidade.
O que isso significa na prática? Na prática significa que cada um procura o que quer da música. Eu quero musicalidade e ponto final. Eu escutaria alguém com técnica nota 10 mas musicalidade nenhuma? Nunca. Eu escutaria alguém com bastante musicalidade e técnica nenhuma? Sem dúvida. Você pode talvez pensar o contrário. Mas eu vejo isso em gente que enxerga a música como ciência (ou quase como esporte) e pouco como arte ou como um instrumento para gerar resposta emocional.

Generalizando:

Técnica 0 X Musicalidade 0
Música para quem não gosta realmente de música, tipo picaretagens de rádio FM em geral(de Josta Quest até a banda KY)
Música feita para ser gostada e não para ser música, música feita para ser fácil e não para ser boa.

Técnica 0 X Musicalidade 10
Música simples e perfeita, tipo Ramones e Chuck Berry, Blondie e Strokes, Nirvana e Public Enemy. Música feita por quem quer fazer música e faz do seu jeito. A maioria das minhas bandas preferidas estão aqui.

Técnica 10 X Musicalidade 0
Musica para gente chata e esnobe e que também não gosta de música, mas sim de ficar impressionado com o fato de estarem tocando em tempo 17/13 ou com a velocidade dos dedos do guitarrista ou com a virada de bateria cabulosa que o batera consegue fazer. Música para quem acha que música é esporte ou ciência, tipo punheteiros em geral (Rush, Dream Theater, rock progressivo em geral, os jazzistas ruins, os Steve Vai da vida etc)
Também entram aqui os picaretas que se importaram em se desenvolver tecnicamente mas tacaram foda-se para talento - tipo Sandy e Junior e Christina Aguilera (é assim que escreve?)

Técnica 10 X Musicalidade 10
Gente que realmente "toca pra carai" mas não precisa ficar esfregando isso na sua cara de forma óbvia o tempo todo (Radiohead) , os jazzistas bons, e gente que sabe ser complicada mas interessante (tipo Tool e Frank Zappa).

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Tb prefiro musicalidade q técnica, mas PREFIRO e não troco totalmente um pelo outro. Acho q minha tendência é gostar mais da combinação dos dois. Seria mais difícil eu gostar de Técnica 0 x Musicalidade 10 (ou vice-versa) do que gostar de Técnica 3 x Musicalidade 7 (ou vice-versa).

Pô, Chuck Berry, Strokes e Nirvana tem 0 de técnica? Que isso sô!