domingo, 20 de abril de 2008

Da Série "Existe isso??" - Live Coding

Já ouviu falar em Live Coding?

É uma maneira relativamente nova de fazer música eletrônica. O DJ instala um software no laptop que permite gerar música em tempo real a partir de programação. Funciona mais ou menos assim: eu escrevo um código (é, tipo C++ mesmo) que faz, por exemplo, o som de um bumbo tocando - claro que completamente configurável, esse bumbo vai entrar na velocidade/tonalidade/timbre etc que eu programar - e mando esse bumbo para "máquina virtual". A partir daí todo mundo começa a escutar um bumbo tocando em loop. Aí escrevo outro código que gera um chimbal, outro que gera uma caixa, um sintetizador. A qualquer momento posso inserir ou remover quantos elementos eu quiser da máquina virtual, e eles vão sendo acrescentados/removidos da música em tempo real, e dessa maneira o DJ vai evoluindo o som e as pessoas vão se divertindo com as linhas de código dele. Tem festas de Live Coding em que eles colocam um telão exibindo para as pessoas o código que elas estão dançando.

Instalei no meu Linux o ChucK, que é um dos softwares mais utilizados para isso e o miniAudicle, que é uma interface para ele, no espírito vamos ver de qualé. Olha o exemplo de uma máquina virtual que eu coloquei para rodar tocando os meus códigos:

Está vendo esse "chimbal aberto" que está em loop na minha música? Olha o código que gerou ele (aquele "+" e "-" grandão lá em cima inclui ou remove esse código na máquina virtual):

Se a sua imaginação for capaz de conceber algo mais nerd que isso, você possui uma imaginação muito privilegiada.

http://en.wikipedia.org/wiki/Live_coding

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Tal do negócio q ia achar ducarái ver alguém fazendo, mas nunca me dedicaria pra aprender!!!