quinta-feira, 24 de abril de 2008

Da Série "Minha Ilha Deserta Privativa" - And we ride through the moonlight far beyond

Uma frase que sempre se escuta sobre música é que "não tem nada de novo legal" e que bom era "a época X" (substitua o X por épocas diferentes de acordo com a idade do locutor). Já ouvi de um amigo de meu pai que "a última música boa foi composta no mundo em 1976". Escuto frequentemente isso inclusive de amigos que são muito interessados em música e sempre me oponho veementemente.Acreditar nisso é besteira. O fato é: o que fica, o que lembramos da música de outra época, é (na maior parte das vezes) o que era bom ou relevante de alguma maneira. Mas TODAS as épocas, igualzinho a nossa, foram DOMINADAS por música ruim e efêmera, o caso é que esses artistas somem com o tempo e fica a impressão que esse é um fenômeno exclusivo de hoje.Se duvida, entre no site da Billboard e dê uma olhada nas paradas de sucesso de um ano aleatório (por exemplo o próprio 1976). É sempre um monte de porcaria e a maioria você nem nunca ouviu falar.Some isso ao fato de que música ruim vem até você sozinha (créu créu créu créu) e música boa normalmente você tem que ir até ela e basta ficar um tempo curto sem procurar por música que essa sensação enganosa te pega na hora.



Estou falando isso tudo porque fico feliz de uma banda formada em 1999 e que só tem 3 discos hoje faz parte sem dúvida da minha lista de favoritos.The Knife é uma dupla de irmãos da Suécia que faz, dependendo da música, pop eletrônico dançante com uma camada de algo estranho e sinistro por trás, ou música estranha e sinistra com uma camada de pop eletrônico dançante por trás. O The Knife funciona com o Olof Dreijer (ô nominho) fazendo músicas de sintetizador para a Karin Dreijer cantar. No espírito do Mike Patton, eles gostam de manipular (muito) os vocais e a karen, que já tem a voz estranha por natureza, acaba soando como uma mistura de um anjo e um robô, quando não como um espectro de outro mundo.Os arranjos são geniais e não consigo ligar The Knife a nada, não se parece com outros eletrônicos - tem pitadas de várias coisas claro (techno e synthpop principalmente) mas tem personalidade suficiente para não se enquadrar facilmente num estilo. Eu escuto muito a mistura de velho e novo no The Knife, você nunca tem dúvida que está ouvindo alguma coisa muito moderna mas é cheio de anacronismos (umas coisas meio anos 80 do nada e escute a música Pass This On, aquilo é teclado de churrascaria).



Outros fatos legais: raramente mostram o rosto ou dão entrevista, normalmente aparecem com máscaras de baile ou com aquelas máscaras que os médicos usavam para tratar pacientes da peste negra na idade média; eles lançam tudo por uma gravadora própria desde o início (Rabid Records). Tratam o lado visual com tanta originalidade quanto a música (assista qualquer clipe recente deles no youtube - Marble House, Like a Pen, Pass This On, Silent Shout, etc). O DVD deles ao vivo é destruidor, parece que você está vendo um show acontecendo em outra dimensão.O disco Silent Shout é declaradamente inspirado em David Lynch, e como David Lynch é Deus e eles tem talento o suficiente para bancar essa afirmativa, me marcaram instantaneamente. Esse disco tem um dos climas mais sinistros que eu conheço, é pesadíssimo sem utilizar uma guitarra ou conter um grito em nenhuma música. Ao mesmo tempo dependendo do seu estado de espírito é até pop dançante. The Knife é cheio de contradições e é isso que faz a banda para mim.

Como a minha esposa tem bom gosto ela sempre coloca Marble House lá em casa :-)
Uma das músicas top 10 dos anos 2000. Me promete que vai ouvir pelo menos essa.

Eles ganharam o grammy em 2003; em vez de ir na cerimônia eles mandaram dois amigos vestidos de gorila para boicotar a cerimônia. Como você não é fã de uma banda dessas?



Comece por - Deep Cuts
Disco mais The Knife - Silent Shout
(confesso não gostar tanto do primeiro então recomendo contra, pelo menos escute os outros dois antes)


Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Fui ali olhar na minha lista do iTunes e tão lá esses 2 CDs completos! Pergunta se eu já tinha escutado?!? E pergunta como essas músicas foram para ali?!?