Estou falando isso tudo porque fico feliz de uma banda formada em 1999 e que só tem 3 discos hoje faz parte sem dúvida da minha lista de favoritos.The Knife é uma dupla de irmãos da Suécia que faz, dependendo da música, pop eletrônico dançante com uma camada de algo estranho e sinistro por trás, ou música estranha e sinistra com uma camada de pop eletrônico dançante por trás. O The Knife funciona com o Olof Dreijer (ô nominho) fazendo músicas de sintetizador para a Karin Dreijer cantar. No espírito do Mike Patton, eles gostam de manipular (muito) os vocais e a karen, que já tem a voz estranha por natureza, acaba soando como uma mistura de um anjo e um robô, quando não como um espectro de outro mundo.Os arranjos são geniais e não consigo ligar The Knife a nada, não se parece com outros eletrônicos - tem pitadas de várias coisas claro (techno e synthpop principalmente) mas tem personalidade suficiente para não se enquadrar facilmente num estilo. Eu escuto muito a mistura de velho e novo no The Knife, você nunca tem dúvida que está ouvindo alguma coisa muito moderna mas é cheio de anacronismos (umas coisas meio anos 80 do nada e escute a música Pass This On, aquilo é teclado de churrascaria).
Outros fatos legais: raramente mostram o rosto ou dão entrevista, normalmente aparecem com máscaras de baile ou com aquelas máscaras que os médicos usavam para tratar pacientes da peste negra na idade média; eles lançam tudo por uma gravadora própria desde o início (Rabid Records). Tratam o lado visual com tanta originalidade quanto a música (assista qualquer clipe recente deles no youtube - Marble House, Like a Pen, Pass This On, Silent Shout, etc). O DVD deles ao vivo é destruidor, parece que você está vendo um show acontecendo em outra dimensão.O disco Silent Shout é declaradamente inspirado em David Lynch, e como David Lynch é Deus e eles tem talento o suficiente para bancar essa afirmativa, me marcaram instantaneamente. Esse disco tem um dos climas mais sinistros que eu conheço, é pesadíssimo sem utilizar uma guitarra ou conter um grito em nenhuma música. Ao mesmo tempo dependendo do seu estado de espírito é até pop dançante. The Knife é cheio de contradições e é isso que faz a banda para mim.
Como a minha esposa tem bom gosto ela sempre coloca Marble House lá em casa :-)
Uma das músicas top 10 dos anos 2000. Me promete que vai ouvir pelo menos essa.
Eles ganharam o grammy em 2003; em vez de ir na cerimônia eles mandaram dois amigos vestidos de gorila para boicotar a cerimônia. Como você não é fã de uma banda dessas?
Comece por - Deep Cuts
Disco mais The Knife - Silent Shout
(confesso não gostar tanto do primeiro então recomendo contra, pelo menos escute os outros dois antes)

Um comentário:
Fui ali olhar na minha lista do iTunes e tão lá esses 2 CDs completos! Pergunta se eu já tinha escutado?!? E pergunta como essas músicas foram para ali?!?
Postar um comentário