quinta-feira, 17 de abril de 2008

Da série "Minha Ilha Deserta Privativa" - Radiohead for Dummies

Eu queria que meu primeiro post fosse sobre o Radiohead. Mas tenho dificuldade de escrever sobre eles. Quando alguém me fala que não gosta ou não conhece eles, eu tenho dificuldade de recomendar ou de indicar quais músicas ouvir.

Isso é porque, porra, não consigo colocar muito em palavras. É meio que para minha humilde opinião pessoal, Radiohead é o ápice musical de qualquer estilo e qualquer época. Tipo, se fosse para eliminar todas as bandas do planeta exceto uma, fica eles.

Mas é justamente esse tipo de afirmativa que afasta (para não dizer enche o saco) as pessoas que não conhecem da banda. É meio intimidante e aumenta demais a expectativa. Se você escuta e não consegue achar tão espetacular assim, vai para o oposto, ou seja, acha ruim. Eu acho que eles são tão falados e elogiados e endeusados que se eu não conhecesse ou não gostasse ia ter antipatia da banda.

Esse post é para quem não conhece, não gosta, tem antipatia ou só teve um contato muito passageiro. Meu objetivo é sim fazer você dar uma chance, porque se alguém lê esse blog para recomendações, se for para levar uma só a sério é essa.


Afinal, qual é a do Radiohead e porque tanta gente fica babando o ovo desses caras? Em uma só palavra: musicalidade. É só isso mesmo. É simplesmente porque as músicas são fodas.

Não precisa trazer nenhuma bagagem ou expectativa antes de ouvir Radiohead, nem ser interessado nesse ou naquele estilo: simplesmente preste atenção nas músicas. Não é um "preste atenção" de músico, que fica dissecando o quanto aquela virada de bateria foi bem feita. Você faz até melhor se você se desligar e deixar o conteúdo emocional da música passar por você. Esse é o forte deles, puta carga emocional.

Mas esse tipo de música não é óbvio na primeira audição, é de digestão lenta. Na quinta vez que você escutar vai começar a fazer sentido o que eu estou falando.Eles são muito elogiados porque são criativos, porque são experimentais, porque tem coragem de mudar radicalmente quando dá na telha, porque tocam bem etc. Isso é tudo muito legal mas não é o que importa. Os fãs de Radiohead escutam Radiohead porque é a música mais emocional de todas, sem ser piegas, sem ser repetitiva, mas sendo rasgante.

E variado: quando querem fazer uma música triste, é TRISTE; quando querem fazer algo dark, dá medo; quando querem fazer algo bonito, é lindaço. Isso quando não é ambíguo e você não sabe bem o que está sentindo, mas está patentemente sentindo algo. Sempre. Por isso que a audiência permanece com a banda estando eles fazendo música só de voz e piano ou completamente eletrônica ou acústica ou quebrando tudo no estúdio. Já transcederam o formato tem muito tempo.

Para mim, em particular, transcederam a música. Aquilo ali já é algo mais. Mas não fique com isso na cabeça na hora de ouvir. Simplesmente escute.

Comece por - The Bends
Disco mais Radiohead - OK Computer
O quê? Isso é Radiohead mesmo?? - Transatlantic Drawl (b-side)
Eu gosto é de Pixies - Pablo Honey
Eu gosto é de Aphex Twin - Kid A
Tá muito viajado me passa um mais direto - In Rainbows

2 comentários:

Luiz Augusto disse...

É issaí! É o que o Lelê disse!!! HEHEH!

RADIOHEAD COMANDA QUEM COMANDA!!!

Anônimo disse...

"In Rainbows? Que isso? é uma banda?"