terça-feira, 15 de abril de 2008

Da série "Minha Ilha Deserta Privativa" - I Am a Patient Boy

Fugazi é esquisito pra caramba. Basicamente é um carequinha berrando frases que os punks gostam de escrever com liquid paper na jaqueta ("you are not what you own", "language keeps me lock down and repeating", "promisses are shit", "I dont wanna be defeated") ao mesmo tempo em que um cabeludo de voz esquisita ignora o careca e entra em alguma viagem abstrata ("hey we want our violence doubled/no but really in a loving way"); esses dois tocam na guitarra algo que eu só consigo entender como uma mistura de punk com jazz (!) enquanto o baixista toca reggae (!!). Parece horrível não é? Mas é só perfeito. Parece complicado no papel mas foi levado para frente de um jeito tão direto e natural que me deixa intrigado. Fugazi é esquisito pra caramba.

Os caras do Fugazi lançaram todos os discos desde o primeiro por uma gravadora própria (Dischord) e cobram em torno de 10 dólares por cada um. Os caras do Fugazi não deixam os lugares onde tocam furar o olho da moçada no preço do ingresso (média entre 5-10 dólares, em Washington eles só tocam de graça). Os caras do Fugazi detestam drogas mas não gostam de ficar discutindo isso pq "cada um faz o que der na telha". Os caras do Fugazi não dão entrevista para veículos que propagam qualquer coisa com a qual eles não concordam. Os caras do Fugazi topam tocar até no boteco do Seu Carlos se ele chamar. Os caras do Fugazi fizeram tudo ao contrário. Como o som da banda parece complicado no papel e na prática simplesmente funciona.

De vez em quando eu escuto todos os discos do Fugazi de uma vez só. Se eu pudesse tocar na banda que eu quisesse eu seria do Fugazi. Ia ser mais alguém fazendo alguma coisa totalmente diferente dos outros :-)

Para começar a entender: o ideal é o DVD Instrument, mas como ele é difícil escute o 13 Songs.
Disco mais Fugazi do Fugazi: Repeater
Quando eles chutaram o balde e começaram a fazer música REALMENTE esquisita (e fodaça): Red Medicine
Não comece por: Steady Diet Of Nothing

2 comentários:

igor disse...

Lelê, seu porco-inescrupuloso filho da puta, hahahaha.
Tá escrevendo melhor que esses carinhas dos cadernos de cultura do Estado de Minas, pode ter certeza. Doido o blog, doido os comentários sobre o Fugazi.
Um abraço.
Rubens Júnior

Luiz Augusto disse...

Lelê, vai viver de música seu imbecil!!!! Cê nasceu pra esse trem! :)