terça-feira, 29 de abril de 2008

Da série "Random Music" - Funk do Sri Lanka


Você gosta da Mathangi Arulpragasam? Eu acho ela legal demais.

Conhecida pelo nome de guerra M.I.A (o apelido dela é Maya), ela é uma artista do Sri-Lanka-do-Paraguai (já que na verdade é inglesa).O dr. Arul Pragasam é um militante Tamil (para os americanos, terrorista) que lutou ativamente (deu tiro nos outros) contra o governo Sri Lanka para a criação de um estado independente. Para não morrer, ele, a mulher Kala e filhos mudaram de país muitas vezes, chegou a parar na inglaterra, voltou para o Sri Lanka no pico do conflito e teve que sair fugido de novo.A garota se interessou por artes visuais (já teve exposição da M.I.A na Inglaterra e chegou a desenhar capa para o Elastica). Aí a amiga Peaches (a mulher mais punk da atualidade para mim) ensinou ela a usar um sintetizador já que a menina era viciada em hip-hop. E criou uma das artistas mais relevantes da música atual.

A M.I.A sempre andou nesse meio inglês de hip-hop e electro podrão, e namorou o Diplo, que é um DJ gringo interessado em Miami Bass (leia-se funk carioca) e que incrivelmente consegue fazer algo interessante e bem feito com isso.Além dessas influências você tem que lembrar que ela morou na Índia e no Sri Lanka. Ou seja, a música dela é outsider por natureza.Quando ela ia gravar o segundo disco tentou agendar vários produtores americanos, mas como não conseguia visto por ser filha de terrorista tacou um "foda-se vou gravar na Índia". Por isso o disco dela é uma mistura maluca de hip-hop, funk, electro, bateristas Urumi do sul da índia que tocam em tambor de pele de cabra (sério), backing vocal de mulheres árabes, coro de criança, canto aborígene e por aí vai.Se eu lesse isso eu ia pensar "deve ser aqueles negócios chatíssimos de world music étnica". Nada mais longe. É ultra dançante e divertidaço (pergunta para a Mirian já que ela dança isso sem parar lá em casa e nunca deixa passar uma festa sem colocar).Não soa "étnico", na verdade soa muito moderno e experimental; e essa mistura insana gerou um som que não parece com mais nada. Eu fico ouvindo e cada música me faz soltar um "que diabos é isso???". Para mim isso é muito bom sinal.

Para completar é um dos poucos artistas que conseguiram fazer música muito dançante com conteúdo político real. Já teve até clipe banido da MTV (refrão da música Paper Planes: "All I wanna do is (barulhos de tiros de shotgun) And a (barulho de caixa registradora) And take your money!".Isso ela escreveu quando teve o visto negado e a letra é sobre como os imigrantes são vistos e tratados nos EUA. Sampleou uma música do The Clash e colocou um coro de crianças para cantar esse refrão.

O nome do primeiro disco é o apelido do papai (Arular) e do segundo é o nome da mamãe (Kala). Um dos 5 melhores discos de 2007 fácil para mim (pergunta para a Mirian então qual é a colocação dela) e se não fosse o In Rainbows perigava ganhar o primeiro lugar.

O meu dever de casa da semana é ficar bêbado e dançar funk do Sri Lanka.

6 comentários:

Mirian Silveira disse...

Oba! Agora eu posso colocar M.I.A no repeat quantas vezes eu quiser hohohohoho!!!

GraveRisen disse...

Como se já não fizesse... :-)

Luiz Augusto disse...

Pq a Mirocs tem um pseudônimo pra comentar?

Jose Carlos disse...

BOUA Leandro! MIA chuta bundas demais... até Bethania curte :D

Mirian Silveira disse...

Pq ela é esquizofrênica, hahahaha, vou chutar a bunda dela!

Assinado: esposa, a vertente mais saudável desta bitch!

Anônimo disse...

A Mirian só gosta da M.I.A porque tem uns "Wuuuu! Wuuuu!" numa música dela.

Eu sei.


Coruja