terça-feira, 15 de abril de 2008

Da série "Minha Ilha Deserta Privativa" - we're the Ramones and this one is called Rockaway Beach!

Desde que eu me entendo por gente frequento a casa dos meus tios em São João Del Rey. Eu gostava da música que tocava lá porque não dava sono, as capas dos vinis tinham desenhos de monstros e tocava Ramones.

Quando eu tinha uns 9 anos de idade peguei com eles o vinil amarelão e todo arranhado da coletânea, o Ramones Mania. Eu deixei o disco tocando no vinil e gravando numa fita k7 e saí para fazer alguma coisa. Ele tinha um arranhão no refrão de Sheena Is a Punk Rocker que fez com que eles repetissem a frase "a punk rocker" umas 25 vezes. Eu ouvia a fita assim sem saber que era um arranhão e achava a música genial.

Eu devo metade da minha adolescência aos Ramones. Metade das pessoas que eu conheci, dos lugares que eu fui e das coisas que eu fiz (principalmente as erradas) tinha alguma ligação com o fato de gostar de Ramones. Vai saber o rumo bizarro que minha vida iria tomar sem eles. Aposto que eu seria uma pessoa pior.

Reduzem os Ramones a pessoas burras que não sabem tocar. Quase todo o rock que veio depois deles deve algo a eles. Ramones era quase um manual de como ser marginal e como abordar a música de uma maneira zen: somente o mínimo necessário, nada mais. O jeito de tocar deles, que hoje é banalizado, simplesmente não existia antes deles, especialmente em relação à guitarra. E se são burros, são maravilhosamente burros. Escreviam as letras com a mesma abordagem e como diz meu amigo Kirat, falam em 3 frases tudo que você precisava ouvir. O dia que o Joey Ramone morreu eu chorei numa mesa de bar.

Uma vez minha irmã namorou um rapaz que não gostava de Ramones. Eu sabia que não ia dar certo.

Para começar a entender: It's Alive
Disco mais Ramones de todos: Rocket To Russia
Um lado mais romântico: Pleasant Dreams
Não comece por: Animal Boy nem o Subterranean Jungle

2 comentários:

lobo lala punk disse...

po, concordo em genero, numero e degraus nas palvras do lele que sobem a cabeca; so quem foi contagiado pela doenca ramoniaca sabe o que é o Ramones. é uma doenca que atinge ou nao a pessoa, se vc nao foi contaminado meus pesames...muito bem escrito o texto por esse eximo guitarrista que é o lelei, este saca de guitarra como poucos e prova aí que o Johnny embora possa parecer banal nao é, e aí que é o barato.

André Carneiro disse...

Gostei muito da iniciativa do blog, até porque sempre considero muito suas indicações. Ramones não preciso nem falar nada né... Sou muito menos fã e também me emocionei com a morte do Joey.