terça-feira, 15 de abril de 2008

Da série "Música do Cramunhão" - beware the water

Eu amo música deprê. Meu sentimento com as clássicas bandas melancólicas é mais ou menos assim: Joy Division é um "tento ser puro num mundo num mundo que já acabou", The Cure é um "porque não tem mais gente que me ama", Jesus And Mary Chains é aquela deprê de dia de ressaca, Echo And The Bunymen é total "so cruelly you kiss me".

Mas uma vez eu perguntei para um cara o que ele estava ouvindo, e ele me respondeu "Deftones. Agora só escuto música de dar desespero". Música de dar desespero é a melhor definição que alguém podia dar para eles.

Deftones é METAL. Já adianto que aprendi a duras penas a julgar nada pelo estilo. Estilo serve para te ajudar a economizar palavra na hora de explicar uma música, mas no âmbito pessoal só existem dois estilos, música boa e música ruim. Portanto, Deftones é metal, e muito imbuído de agressividade, mas não é nada clichê como você deve ter pensado. Estou rotulando eles de deprê mas é aquela deprê "agora todo mundo morra por favor e dá licença que eu vou ali bater a cabeça na parede". Estou rotulando eles de metal mas só porque tem uma guitarra distorcida até o talo. Eles gravaram uma música do Duran Duran. Eles gravaram Sade e Smiths (!)

Eu acho que o que faz a banda extrapolar é o componente sexual. Como diz minha esposa, Deftones é a melhor banda do mundo para ouvir fazendo sexo. Como esse parágrafo não faz sentido nenhum em relação a tudo que eu falei nos anteriores, isso é um bom sinal que a banda é interessante; com certeza não uni-dimensional e é única pra cacete. As músicas tem uma onda sexual/sinistra ao mesmo tempo e depois explodem em angústia e agressividade - poético :-) gostaram?- e ao mesmo tempo dá para moshar ouvindo isso.

Agressividade + sexo + desespero - me fala se isso não daria uma banda foda. E deu.


Para começar - Around The Fur, mas só se você me prometer que vai ouvir o White Pony depois.
Disco mais Deftones de todos - White Pony
Pessoas que vão perder essa banda por puro preconceito - pessoas muito presas a rótulos que acham que metal é necessariamente música ruim e tudo igual
Não comece por - vão discordar porque o Adrenaline é muito bom, mas ele não passa a idéia do que a banda é hoje. Deixa para escutar depois.
Aguardando - Eros :-) esse ano tem disco novo!

3 comentários:

Mirian Silveira disse...

Tá realmente divertido.
Agora todo mundo acorda com você!
Bjokas!
Ass:Esposa.

Luiz Augusto disse...

Lelê, manda esses textos pra Rolling Stone q eles te contratam na hora.

Anônimo disse...

Concordo com o Luiz.

Esses textos estão muito bons. Dá vontade de ler pelo simples fato de ler. Eles são da mais fina toscalidade.

Além do mais, a gente recebe, di grátis, essas ótimas dicas de música.

Direto pro favoritos,

Coruja