quinta-feira, 24 de abril de 2008

Da Série "Random Music" - Elephant 6


Você tem algum interesse na música dos anos 60? E se o rock não tivesse tomado outros rumos e continuado seguindo naquela linha 60 que é bastante pop feliz (backing vocals lálálá), guitarras limpas, teclados predominantes e vocais happy-happy-joy-joy mas que no fundo era bem baseada em alucinógenos, tinha letras boas e incorpora essas viagens psicodélicas?O pessoal da Elephant 6 tenta responder isso. No fundo era um bando de moleques nerds do Colorado - amigos de infância - viciados em coisas legais dos anos 60 tipo The Zombies, Byrds e Beatles do disco Rubber Soul em diante. Em 91 começaram um monte de bandas e projetos promíscuos (tipo todo mundo tocava na banda de todo mundo) e com uma onda lo-fi, ou seja, eles não gostam de firulas de estúdio e de discos mega-produzidos (em parte até por necessidade né). Poderia não ter dado em nada (aliás tinha tudo para não dar em nada) mas por total coincidência ali tinha uns compositores fodaços e saíram muitas bandas excelentes, sempre com uma onda 60 total mas sem medo de experimentar com o que vier na cabeça. Tipo no meio do disco pode vir qualquer barulho inesperado :-)É bem pop divertido mas introspectivo, eu acho que é um som de ouvir sozinho, prestando atenção nas letras e tal. O som da Elephant 6 influenciou demais o rock indie da década de 90 para cá (e continua sendo muito referência).Pena que acabou em 2002.Tem umas bandas deles que eu vim a gostar muito:

Of Montreal - para mim é a melhor. Tem um lance que costuma me agradar muito (não sei porque) que é a combinação de música muito feliz com letras muito deprês ao mesmo tempo. Também são os melhores músicos e é a banda mais dançante delas. Fui no show do Of Montreal em Berlim e fiz um mosh de duas pessoas com o Guto (huahauhaauha e descobri que os alemães não sabem se divertir).O disco que o vocalista Kevin Barnes escreveu sobre o divórcio dele tem algumas melhores letras que eu já vi, de fato te joga dentro da cabeça e do estado de espírito dele, imagino que deve ser um disco ótimo para você ouvir se estiver terminando um relacionamento. Recomendo demais de qualquer jeito.
Escuto qual? - Hissing Fauna Are You The Destroyer

Neutral Milk Hotel - são muito lembrados porque fizeram talvez O clássico do rock indie dos anos 90, o disco In The Aeroplane Over The Sea. Esse é um lado mais folk da Elephant 6, dá para sentir que essas músicas foram feitas somente com voz e violão, trancado em um porão escuro e revisando tudo que deu errado (e certo também) na vida.Pior que fui ouvir esse disco e merece o status de clássico. Escute num porão escuro.
Escuto qual? - Tem dúvida?

Olivia tremor Control - a primeira banda deles que eu gostei, é talvez a mais experimental. Tentam colocar um monte de ruído e barulho incidental nas músicas, o que combinado com o sonzinho pop deles dá um constraste muito interessante. São viciados em trabalhar com colagens e manipulação de fita, fazendo umas músicas longas que parecem um monte de pedaço de outras músicas misturado caoticamente mas tem um efeito viajante muito bacana.
Escuto qual? - Black Foliage

Beulah - a onda é o escopo das coisas, piraram em colocar mil negos tocando de tudo na banda, chegou a ter mais de 18 caras tocando no disco, um monte de instrumento misturado e vocal bem emocional.Normalmente eu detesto esse tipo de coisa, então o fato de eu gostar de Beulah é bom sinal.
Escuto qual? - The Coast Is Never Clear

Elf Power - é tipo a mais "bonitinha" de todas, é meio gayzinho até, bem folk-acústico-feliz, mas as músicas são bem feitas e salvam uma banda que poderia de ser chata e enjoada. Tem muita gente que gosta de folk-bonitinho-acústico-feliz, se você é um elfo é uma das melhores bandas para ti.
Escuto qual? - Pensando bem, nunca ouvi um disco do Elf Power inteiro, eu escutava uma coletânea com um monte de música aleatória espalhada. Essa você que me responde...

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Mais uma vez, eu nunca tinha falado do Elephant 6 nem de nenhuma das bandas q eles formaram... :S

Mas acabei de descobrir q tenho uma porrada de coisa do "Of Montreal" no PC (por que será?)! Escutar-hei, mas agora tô escutando "Modest Mouse", que foi a escolha aleatória do dia, como parte do projeto "Descobrindo as músicas do meu PC". Tô achando doido!