terça-feira, 22 de abril de 2008

Da série "Random Music" - Victory Records


De forma geral (acho que isso já foi um pouco mais verdade no passado) as gravadoras e selos pequenos e/ou independentes tem um conceito diferente das grandes gravadoras. Ao contrário das gravadoras que lançam "tudo que eu acho que vai vender" os pequenos seles têm (tinham?) a característica de serem focadas, especializadas mesmo, normalmente em algum nicho interessante. Então as pessoas que gostam daquele nicho tendem a seguir determinadas gravadoras que costumam contratar bandas que você costuma gostar. Tem várias que ficaram famosonas mesmo - Alternative Tentacles, Epitaph, Revelation, Rough Trade, Kill Rock Stars, Warp, etc. Uma dessas que eu já gostei muito e acompanhei durante o fim dos anos 90 (leia-se o fim da minha adolescência) é a Victory Records.

O nicho da Victory é punk hardcore, mas uma variedade um pouco mais pesadona, mais puxada para o lado do metal (claro que não é uma regra, tinha até pop e rockabilly no catálogo). Essa combinação gerou bandas muito boas e conseguiu dar uma renovada no já muito desgastado e repetitivo punk dessa época. Muita gente vai te dizer que a Victory é "aquela gravadora dos straight edge" já que era a casa tradicional de um monte de banda straight-edge-radical-militante-vamos-te-espancar-se-você-pedir-para acender-seu-cigarro. A minha relação com straight edge sempre foi de procurar colocar minha camisa com o rótulo do Jack Daniels e conversar com eles sobre churrasco. Mas assim como escuto black metal e não dou a mínima pro cramunhão nunca deixei isso me incomodar.

Não sei como eles andam hoje, mas segue as bandas daquela época que eu sigo escutando até hoje (várias já acabaram ou deixaram a gravadora):

Snapcase - um dos sons mais nervosos que eu conheço, e isso é um puta elogio. Note que "nervoso" não é necessariamente sinônimo de "pesado". Tudo no Snapcase é agudaço, as guitarras são agudas e investem em ruideira estilo Tom Morello, a bateria é aguda, o vocal é gritadão mas não é gutural, é mais para, sei lá, raivoso mesmo. A produção é totalmente diferente de bandas de hardcore tradicional e o som te afeta, você sai chutando coisas depois que escuta Snapcase. A banda mais legal da Victory junto com Guilt.
Disco que você deveria ouvir: Progression Through Unlearning

Guilt - Guilt é um Fugazi do mal. O que parece com Fugazi, eu gosto, e se for do mal ganha uns pontos a mais. Som denso e experimental, a gravadora dizia que era punk rock para ser ouvido no inverno. Tão foda quanto o Snapcase, pena que fez tão pouco e parou.
Disco que você deveria ouvir: Further

Refused - um pessoal da Suécia que depois acabou saindo da Victory e fazendo até um sucesso razoável, inclusive teve um clipe com alta rotação da MTV (da música New Noise, o clipe é excelente, saca só http://www.youtube.com/watch?v=K8MkVIe9xGc). Eu me lembro bem da época em que essa música tocava muito, todo mundo viciou em Refused, toca até hoje na Obra, mas eles já estavam fora da Victory. O disco deles na Victory tem a música mais legal do mundo de tocar do nada no ensaio da sua banda e ficar gritando seu pulmão para fora (Rather Be Dead).
Esses caras também tem uma banda ótima mais para o lado indie, chama International Noise Conspiracy, a música deles "Capitalism Stole My Virginity" também tocou muito por aí.
Disco que você deveria ouvir: Songs to Fan the Flames of Discontent e The Shape Of Punk To Come (esse é depois da Victory)

Integrity
- Formado por um cara de Ohio que era uma espécie de skatista adorador de Alester Crowley e outros ocultistas (confuso ele) é 10X mais do mal que Guilt. Os discos do Integrity sempre tinham tipo 75 minutos, com uma música de uns 60 minutos que era sinistra e ambiente até o inferno e o restinho um monte de música rapidaça de punk cabuloso. Ou seja, legal demais.
Disco que você deveria ouvir: Seasons In The Size Of Days

Iceburn - a mais experimental de longe, nem sei como classificar isso. É quase uma banda de jazzistas que gostam de distorção e de hardcore (!?). É instrumental na maior parte. Tornou muito mais suportável minhas duas horas diárias de ônibus quando eu estudava na PUC. Está na categoria de "discos que te sugam para dentro do mundo dele".
Disco que você deveria ouvir: Firon

Clássico da Victory que você NÃO deveria ouvir: Strife
Lembra um pouco o Snapcase, mas as músicas são tão idênticas uma da outra que quando alguém colocava uma música do Strife e te perguntava se você já ouviu você sempre meio que reconhecia e nunca tinha certeza se já ouviu.

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Eu fico cada dia mais de cara com meu analfabetismo musical...