sexta-feira, 25 de abril de 2008

Da Série "Minha Ilha Deserta Privativa" - I'd like some milk from the milkman's wife tits

Na minha humilde opinião pessoal, o artista número 1 em se tratando de música eletrônica é o Mr. Richard D. James, que grava com diversos nomes, dos quais o mais conhecido é Aphex Twin.

O jornal inglês Guardian descreveu ele assim: "the most inventive and influential figure in contemporary electronic music."Eu já vi ele ser comparado com grandes compositores do passado (tipo, Mozart!). Isso um cara que anda num carro de 1950, mora numa agência aposentada do HSBC em Londres, comprou um submarino (!!), escreveu softwares que compõe músicas, toca piano numa afinação que ele inventou, dorme duas horas por noite e deu um show em Amsterdã inteiro "tocando" um liquificador.

Aphex Twin faz música de Marte. Segundo ele própria a indústria musical tem "muita ovelha e pouco pastor". Ele é meio que radical no sentido que música eletrônica tem que soar ELETRÔNICA. Você não escuta nenhum som nas músicas típicas do Aphex Twin que poderia ter sido gerado na natureza (exceções: músicas ocasionais feitas no piano e voz humana, sempre altamente tratada no computador). Isso combinado com a capacidade absurda de ser original e senso de ritmo e de melodia peculiar e desafiador faz a música dele não se parecer com música do planeta Terra. Eu acho que parece música de outro planeta.

Frequentemente ele é enquadrado no gênero IDM (Inteligent Dance Music) que é o rótulo mais idiota que eu já vi. Mas acho que no caso dele significa Impossible to Dance Music :-)

O cara fundou a Rephex que é uma gravadora que tem artistas (quase) tão fodas quanto ele (Squarepusher por exemplo). Quem foi no show dele aqui no Brasil (Tocha fdp) falou que ele só apareceu no palco por breves momentos, dançando usando uma máscara bizarra. Ele tocou fora da vista o tempo todo. Alienante - não mostra o rosto ao vivo mas se você passar a música "Equation" do disco Windowlicker por análise espctral ela gera o rosto dele.

Frequentemente faz vídeos (quase sempre estranhos e pertubadores) com o Chris Cunningham. Para quem não conhece é um dos artistas visuais mais fodas da atualidade. Todo e qualquer clipe do Aphex Twin (aliás qualquer clipe no Chris Cunningham) vale totalmente o seu tempo de conferir. Passe uma hora no YouTube de depois me agradeça.Aliás vou te poupar o trabalho e selecionar os que eu mais gosto:

O clipe dos ursinhos do mal
Joãozinho Borracha (bizarro tb)
A única maneira de tocar uma música do Aphex Twin com um instrumento acústico

Comece por: Selected Ambient Works
Disco mais Aphex Twin: polêmico, mas eu considero o I Care Because You Do
Música orquestrada relaxante + batidas nervosas e violentas (ao mesmo tempo): The Richard D. James Album
Mais variado: Drukqs
Mixando outros artistas: 26 Remixes For Cash

Se você ver por aí discos do AFX, The Tuss, Caustic Window, Q-Chastic, GAK, Polygon Window, Power-Pill (e ainda tem outros!!!) é tudo ele.

Um comentário:

Mirian Silveira disse...

Eu tenho um certo medinho deste Sr. Aphex Twino, muito doido, mas de vez em quando faz umas coisas fofas mesmo.