segunda-feira, 23 de junho de 2008

Da série Random Music - Iapa Music

Desde quando japonês sabe alguma coisa de rock?
No mínimo desde 1986 quando começou os Boredoms!! :-D

Estou irremediavelmente viciado em bandas japas! Não simplesmente porque é japonês, ou por mera curiosidade, mas porque de fato tem coisa muito absurdamente foda para ser ignorada!
Um amigo meu que morou um ano em Tokyo fez uma boa observação: os japoneses estão mais influenciados que nunca pelo ocidente (não vou entrar no mérito se isso é bom ou ruim), e como culturamente é muito diferente eles acabam fazendo um monte de versão mal compreendida de coisas corriqueiras - programa de auditório maluco, pop exageradamente açucarado, sanduíche de macarrão etc.
Tipicamente quando pensamos em música popular japonesa pensamos em J Pop, aquelas garotinhas estilo Britney japas cheio de músicas felizinhas e que fazem um sucesso esmagador por lá (bem mais que Britney e Madonna).
Eu achava, antes de conhecer, o rock japonês devia ser uma porcaria, primeiro porque imaginei que seria mais uma interpretação meio boca de algo ocidental que eles não entendem direito, e segundo porque culturamente (pelo menos se acreditarmos no esteriótipo) o comportamento, valores e estilo de vida japa é a coisa mais distante do rock possível. Ainda bem que eu estava muito errado.


Tem alguns anos já que eu amo Boredoms. Na verdade sou eu que não entendo eles: ou os caras do Boredoms de fato não sacam muito o que é rock, e isso traz uma grande vantagem para eles (porque são livres de todas as convenções e clichês do gênero) ou eles entenderam muito mais que a gente e vão muito mais além.

Note que chamar Boredoms de rock é meio que licença poética - de vez em quando aparece uma guitarra distorcida mas tende a ser mais eletrônico e/ou usar muitíssima percussão (de todo tipo, inclusive os tambores japoneses malucos de lá). Eu costumava escrever ouvindo Boredoms, porque é uma fonte real de inspiração - eles me trasmitem uma sensação legal de falta de limites (!), de alguém que entrou no estúdio e tacou um grande dane-se para todas as regras e fez literalmente o que deu na telha, sem se segurar em nada, sem nenhuma expectativa e nenhuma ordem.
Se um cara mais ou menos faz isso vai terminar com uma obra confusa, caótica, sem sentido, arrogante e desinteressante. Como o diabo dos japas são GENIAIS (não tenho restrição nenhuma a aplicar essa palavra para eles) saiu uma das melhores bandas da história para mim. Eu me considero felizardo por ainda não conhecer todos os discos, porque cada vez que eu escuto um novo está me vindo uma sensação de excitação tão grande quanto eu estava descobrindo a discografia do Fugazi. Na verdade é tão bom que isso atrapalha eles: você não pega outro disco porque não quer parar de ouvir o que está ouvindo.


O artigo da wikipedia deles diz que são famosos no Japão por darem shows selvagens e sujeira sem preocupação coma segurança da platéia; nunca esperava ouvir isso de japoneses. Olha essa foto:





Como são amiguinhos do Sonic Youth e eram amados pelo Nirvana até tiveram alguma exposição na década de 90 e alguma popularidade no ocidente. Se você gosta de electro talvez conheça eles porque o Fischerspooner gravou uma música deles.
Me parece que agora eles se chamam V∞redoms. Tem também um projeto paralelo famoso chamado OOIOO, costumam descrever essa banda como um Boredoms menos louco...
Nota: o som é MUITO viagem e anti convencional, em alguns momentos até meio que anti-música. Eu AMO a banda mesmo mas sei que não é todo mundo que gosta disso. Eu avisei.
Começo por qual - pelo Super Æ ou pelo Vision Creation Newsun

Outras bandas iapas que merecem uma menção:

Guitar Wolf: basicamente são os Ramones do Japão (um trio formado pelo Guitar Wolf, Bass Wolf - que morreu - e o Drum Wolf). Punk tosco tocado tão alto que até ouvindo o cd você sente que os amplificadores estavam distorcendo porque não estavam aguentando o volume. O show que eu fui deles na Obra está no TOP shows mais selvagens e legais que eu já fui na vida. Os próprios caras do Guitar Wolf falaram com o Guto para escutarmos Laughing Nose (é bem parecido com eles), baixei e gostei.


Boris: rockão muito melhor que a grande maioria dos "rockão" que eu conheço, com alguma coisa de noise. É como se fosse o Sonic Youth tocando covers de Queens Of The Stone Age, só que é japa e é bem mais legal que eu estou fazendo soar. Na verdade a melhor banda do Japão depois dos Boredoms. Recomendo demais o disco Pink.

Melt Banana: um monte de música curtinha (entre 10 segundos e tipo 2 minutos). MUITO rápido e pesado, lembra até grindcore, só que com vocal de personagem de desenho animado revoltado e guitarras esquisitas. Não parece "uma banda de grindcore do japão", parece o que aconteceria se um monte de louco fizesse uma banda de punk rock no hospício. Lindo.

DJ Krush: música eletrônica misturada com música japonesa tradicional (pelo menos no disco Jaku, recomendo demais), um dos discos mais viagem que eu já ouvi (e bonito! Sim!)


Maximum The Hormone: uma espécie de new metal misturado com hardcore e até com uns lances de death metal (!), todo mundo descobriu por causa do anime Death Note. O disco deles é legal. Japonês fazendo música pesadona comanda!


Dragon Ash: hip-hop japa, misturado com um pouco de metal, é famosaço por lá. Não muito original mas interessante por ser iapa e portanto diferente do que estamos acustumados.


Pillows: outra banda que todo mundo descobriu por causa de anime (no caso o anime mais rock de todos, Furi Kuri) faz um punk pop divertido e descompromissado até.

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Tinha lido "Lapa" music ali em cima e no início fiquei meio confuso HEHEHE! Mas ducarái, não conheço absolutamente nada de música japonesa, mas vou dar uma sapecada nesses Boredoms aí.