segunda-feira, 30 de junho de 2008

Picaretice tem limite - ou não...

Lembram do "assasinato satanista" em Ouro Preto de uma garota cometido por depravados jogadores do JOGO DO MAL (RPG)?

Lembram o quanto impactou a imagem de uma coisa que ninguém sabe o que é direito e que muitas vezes usa uma temática sinistra (já que usa todas as temáticas, assim como todas as outras mídias)?

Quis saber o que deu desse caso, olha só (retirado de http://maedequem.blogspot.com/2005/11/rpg-inocentado.html):
------------------------------------------------
OURO PRETO
No dia 10 de outubro de 2001, Aline Silveira Soares viajou do Espírito Santo com sua prima e alguns colegas para Ouro Preto para participar da "Festa do Doze", que é uma espécie de Carnaval fora de hora entre as faculdades da região, com R$40,00 e a roupa do corpo para passar três dias.
Segundo o laudo, Aline consumiu drogas durante o dia anterior ao de sua morte. Esta informação foi confirmada por diversas testemunhas que também participavam da festa, em Ouro Preto (testemunhas que foram solenemente ignoradas pelo delegado Adauto Corrêa após as investigações tomarem o rumo circence). Aline não tinha dinheiro e acreditou que conseguiria fugir do traficante sem pagar pela droga que consumiu, mas no dia de sua morte (14 de Outubro de 2001), foi abordada pelo criminoso no caminho de volta para a república onde estava hospedada (o cemitério fica exatamente no meio do trajeto entre o local da festa e a república). Testemunhas (que também foram ignoradas no inquérito oficial) disseram ter visto Aline conversar com um conhecido traficante da cidade na porta do cemitério algumas horas antes de sua morte.

De acordo com especialistas em crimes relacionados a drogas, Aline provavelmente teria se oferecido para ter relações sexuais com o traficante para pagar a dívida, pois as roupas da garota foram encontradas "cuidadosamente dobradas e dispostas ao lado do local do crime, sem nenhum indício de violência ou de coerção". Aline tomou o cuidado de deixar suas sobre uma das lápides, dobradas com a jaqueta por baixo, para que não sujassem.

Ainda segundo o laudo oficial da perícia técnica, durante a primeira facada que Aline recebeu, o corpo estava na posição acocorada, popularmente conhecida como "de quatro". Segundo especialistas em crimes de estupro, o traficante provavelmente teria tentado obrigar Aline a realizar sexo anal, que possivelmente foi rejeitado pela garota, resultando no primeiro golpe com a faca. O traficante, tendo ferido Aline seriamente, não viu alternativa a não ser terminar de matá-la. Para disfarçar, o assassino colocou o corpo de Aline em posição deitada sobre a lápide (pelas fotos da perícia e rastros de sangue, pode-se atestar que o corpo foi movido APÓS a sua morte) para tentar atrapalhar as investigações.

Quando o corpo foi encontrado, os policiais começaram as investigações pelos locais em que Aline se hospedou e em uma das repúblicas foram encontrados alguns livros de RPG, que o delegado, evangélico confesso, classificou como "material satanista". A partir disto, um vereador oportunista chamado Bentinho Duarte (sem partido) viu nisso uma chance de se promover realizando terrorismo psicológico e, junto com o Promotor Fernando Martins (conhecido por ter tentado proibir a distribuições de jogos como Duke Nuken e Carmagedon), moveu ação contra as empresas Devir Livraria e Daemon editora tentando a proibição de 3 títulos (Vampiro: a Máscara, Gurps Illuminati e Demônios: a Divina Comédia).

Resumindo: um crime que não teve nada a ver com RPG, mas sim com DÍVIDA DE DROGAS resultou até agora na prisão de 4 garotos injustamente (que NÃO são jogadores de RPG, fato comprovado pela mãe da vítima em depoimento ao vivo na rede Bandeirantes de TV) e um completo show de aberrações e absurdos na mídia.
------------------------------------------------

Me impressiona como oportunistas óbvios como esses conseguem uma posição política de destaque na terceira maior capital do país. Realmente moramos na África. São os mesmos caras que tem a mão na proibição de vários jogos no Brasil e até na proibição de menores de fazer tatuagem mesmo com a aprovação dos pais. Esse Betinho Duarte já foi prefeito de Belo Horizonte na ausência do prefeito e do vice e numa dessa até subiu num prédio para arrancar um "outdoor imoral".

Não vou entrar no mérito se criança deveria jogar GTA - eu acho que criança tem que conversar com os pais e entender o que está fazendo, e criança vai jogar se quiser de qualquer jeito, melhor que seja dentro da minha casa e na minha vista onde eu posso contextualizar e explicar para ela. Se quiser colocar classificação etária nos jogos, beleza. Se quiser proibir a venda de alguns para menores, whatever.
Mas eu não sou criança. Sou adulto, e quero jogar Bully. Sou proibido. Isso tem um só nome - censura - e só é tolerada porque é em uma mídia que os velinhos que estão no governo ainda não entenderam que não é mais "coisa de criança". Se um evangélico tivesse proibido um filme de passar no Brasil, mesmo um doentio como Hostel (que você aluga em qualquer locadora) isso estaria sendo questionado em tudo quanto é lugar.

E argumentar que permitindo uma criança pode acabar pegando e jogando, então vamos também proibir cigarro, bebida, pornografia, filmes com qualquer temática ou imagens pesadas, etc, etc. Se dependesse de pessoas limitadas como essas (que, de novo, não acredito que conseguem chegar tão longe, mas conseguem) isso já tinha acontecido.
Pode achar que é bobo reclamar de não poder jogar um joguinho de videogame, mas aceitar esse tipo de coisa abre portas perigosas - o próximo passo pode ser um livro que não é interessante que você leia.

Outra - não quero entrar no mérito do que é "apropriado" para criança ou não, porque isso é outra discussão. Só quero acrescentar que cresci vendo todos os filmes de terror que eu consegui, jogando videogame (de preferência os mais sangrentos), jogando rpg (de preferência os mais sinistros), escutando metal/punk/eletrônico e outras "músicas do demônio", brincando de metralhadora e não sou adorador do demônio, não sou junky, não atropelo velinhas com meu carro e simplesmente nunca entrei em uma briga na minha vida.

3 comentários:

fabs disse...

que bizarro!

André Carneiro disse...

Sacanagem essa manipulação... Esse cretino deveria ser exposto em cadeia nacional por isso.

Mirian Silveira disse...

Triste foi ver no MG TV Globo minas uma reportagem sobre o aspecto satanista do rpg, e neguinho segurando o book of node e dizendo que era a bíblia satanista.
Ignorância total, muito triste mesmo.