quarta-feira, 4 de junho de 2008

Música da minha rua - Parte 2/4

Vou dizer de uma vez só de maneira simples e direta: não gosto de MPB. De nada que é MPB. Nada. É um estilo que eu respeito com sinceridade - não desgosto por achar que é picareta ou coisa parecida, é como qualquer outro estilo, 90% picareta com coisas excelentes no meio (isso também vale para os estilos que eu gosto).Mas as "coisas excelentes" da MPB não me despertam interesse. Não tenho a menor idéia do porquê. Não me pergunte. "O barquinho vai a tardinha cai" é muito deitado na rede de tarde olhando o por do sol para se relacionar com a minha vida ou para conseguir prender a atenção da minha cabeça inquieta.Tem muita MPB bem feita de verdade, mas a sonoridade não me atrai. O violão da bossa nova é super técnico e inovador, mas não consigo me livrar da sensação de que as pessoas estão movendo os dedos no braço da violão de maneira aleatória até achar o acorde mais esquisito possível e de sonoridade mais FEIA que conseguir (sério!).Tem, com certeza, muita letra bem escrita, mas muitas vão para um território de "brasilidade" que de certa forma acaba me incomodando por tentar ser "brasileiro" demais (veja o post anterior).

Note que eu sou perfeitamente ciente que estou falando com pouco conhecimento de causa. Não conheço muito por nunca ter tido interesse. O que mais se aproxima de MPB que eu gostei é:
- o Tom Zé, porque é louco de verdade e não fica caindo nessas babaquices;
- acho o segundo e o terceiro disco dos Los Hermanos dois dos melhores discos nacionais recentes (sério!!! essa vai ser polêmica - concordo que eles são antipáticos e merecem morrer porque falaram mal de Ramones), apesar de achar o primeiro e o quarto horríveis - o quarto já ficou mais MPB que minha tolerância aguentou;
- o Chico Buarque, apesar achar chato ficar escutando muito, de fato é um escritor foda e a música Construção é a única música de MPB pra valer que eu gosto de verdade. É o que tem maior chance de me fazer gostar num futuro hipotético;
- Cordel do Fogo Encantado é legal, mas aquilo é MPB? Respeito a intensidade do show deles.

E acabou. O resto pode ir para um novo "país da MPB" para depois poderem jogar uns mísseis nucleares lá. (:-D não se ofenda amigo é claro que foi brincadeira)

4 comentários:

Luiz Augusto disse...

HAUAHAUHUAH! Lelê, nessa eu ri demais! Tô pensando aqui q talvez eu goste de MPB só um pouco mais q vc, pq eu praticamente só ouço Chico e Tom. Comandou ao falar dos Los Hermanos! Mas eles são MPB?

Guto Maldito! disse...

Luiz Melodia nigro!! comanda o batatal

Lucas disse...

Consigo gostar, não há mto tempo. "Acabou Chorare" e "FC" dos Novos Baianos, "Transa" do Caetano. Tenho extrema antipatia do sujeito Caetano Veloso e acho a Baby Consuelo uma velha louca, mas esses discos são foda. O lance mesmo de música brasileira que ando curtindo (e aí nem sei se dá pra classificar de MPB) são umas maluquices de nêgo loco do nordeste nos anos 70. Se animar, vai em http://brnuggets.blogspot.com/ e ouça Ave Sangria, Damião Experiença e/ou Marconi Notaro. É legal

Mirian Silveira disse...

Ok! Eu me ofendo por não ter conseguido mudar isto, um pouquinho que fosse.

Rosa Passos é lindo - vc vai acabar gostando, eu tô sentindo.

Chico e Clara Nunes são perfeitos perfeitos, Luiz Melodia é foda, Cazuza também - vc vai acabar concordando comigo... E eu só vou me dar ao trabalho, pq eu escuto muita música perto de você e pouca mpb por causa disso.

Seu Maldito anti-mpb.