sexta-feira, 27 de junho de 2008

Da Série Random Music - She knows just where the knife is



Provavelmente o motivo principal é eu estar ficando velho, mas cada ano que passa percebo que entre os discos que eu mais gostei estão cada vez mais novos lançamentos de bandas que eu já escutava e cada vez menos bandas realmente novas.
Vou comentar pela milésima vez aqui que eu sou muito contra o sentimento bobo de "no meu tempo que era bom", mas acho que os estilos de música que eu gosto não estão em uma fase particularmente criativa. Mas rola umas boas exceções, por exemplo a banda que salvou 2007 para mim foram os Horrors.

The Horrors são ingleses obcecados com rock sujão e velhão (tipo bandas bem garagem da década de 60/70), tem muito toque de punk mas é mais Birthday Party (a banda psicopata onde o Nick Cave começou), usam também um pouco de rockabilly (bem sujo), e como estamos em 2008 algumas coisas - apesar de não utilizarem eletrônico - soam sem dúvida modernas.
Acho que expliquei de um jeito complicado uma banda que tem um som simples. Imagina uns moleques novos que viciaram em colecionar vinis velhos e obscuros e arranhados de alguns artistas antigos que eram mei que bizarros e faziam "punk" numa época que punk ainda não existia. É mais ou menos esse o espírito - por isso que o disco abre com um cover de Screaming Lord Sutch, que é um doidão obscuro da década de 60 viciado em terror, se vestia como o Jack o Estripador e dava um show de rock com elementos sinistros bem antes do Alice Cooper.

Aliás, os Horros também são viciados em temática que tem a ver com filmes de terror baratos e se vestem como zumbis - mais ou menos como os Misfits só que mais psycho e menos brincalhão. Já citei o gênio Chris Cunningham neste blog - ele foi um dos fatores no sucesso da banda porque achou a música Sheena Is a Parasite no MySpace (com certeza uma brincadeira com Sheena is a Punk Rocker dos Ramones) e fez um clipe de baixo orçamento para ela muitíssimo mais bacana que a maioria dos clipes caríssimos que já foram feitos - ASSISTE ISSO POR FAVOR.

O show deles parece ser destruidor porque eles são meio que doentes mesmo. Imagina uns caras vestidos de criaturas de algum filme B antigo tocando rock sujo inspirado em coisas obscuras de dia numa praia no meio de um monte de surfista e o vocalista descendo do palco e tendo uma espécie de ataque epilético no meio deles enquanto o público olha parado sem entender nada. Tem isso no YouTube (a música é Count In Fives acho).
Esse é o tipo de banda que empolga as outras pessoas a fazerem outras bandas - fizeram muito com pouco, não estão nem aí para finesse e destroem 99% do que passa por "rock" hoje ou em qualquer época. E além do mais eles gostam de filmes de zumbi que prova que eles estão no caminho certo.

Comece por - só tem um disco até aqui (Strange House), ansiosamente aguardando o próximo para esse ano

Um comentário:

Mirian Silveira disse...

Eu quero ir neste show.