quinta-feira, 5 de junho de 2008

Música da minha rua - Parte 3/4

Só para finalizar minha onda de falar de música nacional listo as bandas brasileiras que eu gosto.
Nota: decidi pular qualquer banda com a qual eu tenha alguma ligação pessoal com os integrantes para não parecer que eu estou forçando a barra para eles. O contrário até que tudo bem - tem bandas aí que eu não gosto de determinados fulanos mas - sem nomes ;-)
Gosto de Sepultura mas não conto eles mais como banda nacional.

Titãs - Titãs velho comanda o batatal demais. Titãs acabou no Titanomaquia (eu até gosto do Domingo mas que caiu, caiu). Antes era uma banda excêntrica de mil caras gritando no palco letras bacanaças, sem medo nenhum de serem agressivos quando precisavam e lançando um disco foda atrás do outro. Hoje são zumbis tentando agradar a MTV. Pega as letras antigas do Arnaldo Antunes e tente não dar pala. Ele é outra decepção minha: começou uma carreira solo foda mais esquisita e agressiva que Titãs e depois decidiu que queria dinheiro. Nando Reis nem se fala. Tá virando o Lulu Santos.

Pato Fu - Criativo pra cacete, desde o primeiro disco. Às vezes passa do limite no pop mas não perco o respeito por eles. O John (guitarrista) é foda em todos os sentidos (eu não valorizo guitarrista técnico e rápido e exibicionista, para mim isso é punheteiro - eu respeito uns caras que tem estilo e criatividade como ele).

Hurtmold - Começou como uma espécie de Fugazi em português (mas sempre foi predominantemente instrumental) e depois ficou quase que 100% isntrumental. Os instrumentais do início lembravam Fugazi e os atuais tem me lembrado Tortoise, total post rock. Acho uma banda ótima e tento não perder show se eu puder.

Mordeorabo - Acho que é meio um Hurtmold de Belo Horizonte, mas é mais Fugazi e menos Tortoise. O show é 100% instrumental e 0% chato. Estão meio que no começo mas boto fé.

Ratos de Porão - Sempre gostei de Ratos e acho que é uma banda que melhorou com o tempo. Apesar de muitíssimo mais pesados são como os Ramones do Brasil - não dá para fugir da referência deles quando você é interessado em punk. Esses papos de João Gordo traidor bla-bla-bla é a maior baboseira irrelevante que eu já ouvi na vida. O que importa é que a banda seguiu só melhorando cada ano que passa.Estão lançando cd atualmente pela lendária Alternative Tentacles (gravadora dos Dead Kennedys). Se o Jello Biafra aprovou eu aprovo.

Mukeka Di Rato - Hardcore de homi, bem na linha dos Ratos. A maioria das pessoas vai achar pesado demais. Deram um dos melhores shows que eu já fui em BH quando era adolescente (e um dos dois shows da minha vida que eu cheguei em casa todo sangrando mas feliz).

DFC - Hardcore de Brasília. Melhor banda de hardcore do Brasil. Letras divertidas e inteligentes, o som tem umas influências de Biohazard e é bem tocado demais. Ponto final.

Inocentes - Bem no inicinho era um punk toscaço bem legal, depois virou uma de banda New Wave oitentão péssima que eu nunca entendi.

Retrigger - Eletrônico de BH feito por um cara. Insano, frenético e criativo. Vai longe.

Chelpa Ferro - É meio que o Neubauten brasileiro. Deram um show em uma Bienal que consistia da banda quebrando um carro inteiro. Qualquer banda que transforma a fase bônus do Street Fighter velhão em um show merece meu respeito.

Grenade - Indie bem feito demais só com música cativante que fica na cabeça. Tipo, banda de cara que gostava de punk mas quis ir para um lado mais pop e divertido.

Pelvs - Indie também super bem feito e divertido, vai de Pixies a Sonic Youth, mas tem estilo próprio. O disco deles Penísula ficou em rotação direta na minha casa por muito tempo. Também dão um show legal.

3 comentários:

Luiz Augusto disse...

Titãs e Pato Fu conheço e concordo. Ratos e Mukeka Di Rato conheço mais de nome q de música, não dá pra opinar... O resto nunca nem tinha ouvido falar. Sou mesmo um analfabeto musical apegado às músicas q escutei na adolescência... :S Mas há esperança, pq apesar de não buscar muita variedade, tenho começado a escutar muita coisa boa ultimamente e a quebrar paradigmas, o melhor exemplo é o Radiohead.

Mirian Silveira disse...

Um amigo meu ficou com um cara do mukeka!!!! divertido!!

Mirian Silveira disse...

Opa! foi amiga!