terça-feira, 10 de junho de 2008

Random Music

Já comentei aqui neste post que tem alguns meses que eu tenho feito um experimento maluco baseado neste livro e neste site (heheheh estou mega html hoje). Basicamente a idéia é gerar um número aleatório entre 22 e 948 (as páginas do livre que contém críticas), abrir o livro e baixar o disco que tiver ali. Qualquer um. Tina Turner. Britney Spears. Pode mandar.

O experimento é baseado em poucas regras simples:
1 - Não reclama e baixa aquilo ali mesmo! Não vale roubar.
2 - A única desculpa para não baixar é já ter o disco, aí se gera um outro número.
3 - Se tiver mais de um disco na mesma página, neste caso pode escolher.
4 - TENTA SINCERAMENTE ouvir sem preconceito.

Qual é a graça? É simples: você se habitua com muita música e
acaba pegando vícios. Ouvir mesmos artistas ou coisas relacionadas ou coisas parecidas com eles. Se você me falar que essa banda nova parece com um "Sonic Youth eletrônico", vou querer ouvir porque gosto de Sonic Youth e de música eletrônica. Mas no fundo você pode ter descoberto algo legal mas alargou pouco os horizontes. Então a idéia é me forçar a baixar coisas que eu nunca baixaria.

Ainda não acabei (provavelmente só vou parar quando acabar o livro), mas foi a melhor coisa relacionada a música que eu fiz recentemente. Baixei coisa ruim? Com certeza... Baixei coisa interessante mas que não me afetou o suficiente para continuar ouvindo? Sem dúvida (Lucinda Williams, Triffids, Scritti Politti, Gil Scott Heron, Kate Bush, muitos outros). Descobri disco foda que eu não teria baixado normalmente? Rapaiz!!!!!!!

Divido algumas com você:

Killing Joke (laugh? I nearly bough one) - já conhecia de nome, achava que era uma banda meio metal medíocre da década de 80. Não era. Pirei com Killing Joke. Música pesada e tensa, influenciada por muita coisa diferente (punk/metal/eletrônico/pop/dub tudo ao mesmo tempo), criativo à beça, experimental e diferente de tudo. Já comentei que eu gosto de bandas que manipulam os vocais de uma maneira criativa e eles manipulam todos os instrumentos de um jeito não convencional. Nem é tão pesado, mas é super tenso o tempo todo, climático, bem feito, até quando fica mais pop.
Fala uma música pra eu baixar tio - escute Turn To Red e depois me agradeça :-D

Magazine (real life) - banda formada por um cara que ficou puto e saiu dos Buzzcocks (uma das melhores bandas da primeira época do punk) e fez uma das primeiras bandas consideradas post-punk, utilizando o espírito da banda anterior mas abrindo bastante, incluindo sintetizadores e outros experimentos, e de forma geral ficando menos abrasivo. Esse disco Real Life e o primeiro do PIL são meio que considerados os primeiros do Post-punk, estilo que dominou boa parte da música alternativa da década de 80 e até hoje acho um dos mais legais da história do rock.
Fala uma música pra eu baixar tio - pega Shot By Both Sides, o Radiohead costumava tocar ela, quem é você pra discutir com o Radiohead?

Barry Adamson
(Oedipus Schmoedipus)- tocou baixo no Magazine e no Bad Seeds (banda do Nick Cave) e depois fez um disco solo de "jazz cinematográfico". Deixaram um recado na secretária eletrônica dele: "escutei seu disco por 8 horas seguidas".Era o David Lynch, que depois usou músicas dele na trilha da Estrada Perdida (que eu já elogiei nesse blog).
Fala uma música pra eu baixar tio - baixa The Sweetest Embrace, música linda cantada pelo Nick Cave.

Ute Lemper (punishing kiss) - cantora famosaça na Alemanha, a onda dela é fazer uam espécie de releitura moderna da música antiga de cabaré, então tem aquele clima de "noite enfumaçada num lugar sujeira". Quem escreve música para ela é uns sujeitos tipo o Tom Waits e o Nick Cave. Não precisa falar mais nada.
Fala uma música pra eu baixar tio - Tango Ballad, a mais cabaré de todas

Siousxie And The Banshees (Juju) - eu já amava Siouxsie antes (uma das melhores bandas de post punk e uma das duas que conseguiu misturar bem punk com gótico) mas não conhecia o disco Juju. É, se bobear, o melhor deles. Imagina uma de banda punk véio com uma onda bem sinistra e um som totalmente original - o baixo e a batera são um Joy Division acelerado, a guitarra parece algum instrumento de carpintaria cortando madeira e o vocal dela - bem, só parece com o vocal da Siousxie. Ainda vou postar sobre eles.
Fala uma música pra eu baixar tio - Spellbound pega bem o espírito do disco

Van Morrison (Astral Weeks) - outro cara que eu já gostava mas não conhecia o disco, Astral Weeks era declaradamente o disco preferido do lendário crítico Lester Bangs (depois leia alguma coisa dele e veja como a crítica de rock deve ser - quem viu "Quase Famosos", o crítico velho que orienta o garoto é ele). Astral Weeks foi gravado numa época que esse camarada do folk irlandês estava meio que em guerra com o mundo e arrumou uns músicos de jazz para misturar com o folk dele. É difícil explicar para quem não ouviu, mas o único adjetivo que eu consigo colocar nesse disco é "espiritual". Sério. Parece que as músicas foram todas improvisadas na hora, mas em vez de ficar caótico, parece uma experiência religiosa em que as pessoas que estão fazendo essa música estão entrando em transcendência. Só consigo explicar ele assim. Escute.
Fala uma música pra eu baixar tio - não dá. Esse disco só faz sentido se for ouvido todo de uma vez.

Teve outros legais mas não quero me alongar mais... a saga continua! Qual será que vai sair pra mim baixar amanhã?


Nenhum comentário: