sexta-feira, 2 de maio de 2008

Da Série "Música do Cramunhão" - Demolition Style Hell American Freak


Lá para 1995 todo mundo que gosta de música mais pesada foi meio que pego de surpresa por um daqueles discos que vem do nada, espancam todo mundo e marcam para sempre. Até hoje eu de vez em quando saco gente tatuando os desenhos do encarte.

Eu já escutava desde um pouco antes. Passei um pedaço considerável da minha adolescência no prédio do Igor-Nego-Boiça onde minha turma se encontrava, ficava bêbada de Street Fighter (bebida mistureba inventada por nós) e virava a tarde ouvindo White Zombie. A onda do White Zombie (aliás nome do primeiro filme de zumbi da história) era tocar música pesada insana e surreal totalmente baseada nos interesses do pessoal da banda - sendo o número 1 filmes de terror trash, especialmente os de zumbi (que todo mundo sabe que é a produção top do cinema depois de David Lynch). O mais bacana é que eles incorporavam samplers dos diálogos e outros ruídos dos filmes em praticamente todas as músicas e hoje eu fico me divertindo identificando de qual filme de zumbi aquele diálogo veio. Como as músicas eram cheias de barulho incidental nós (o bando de bêbados) desenvolvemos naturalmente quase que coreografias para acompanhar as músicas e seus barulhos (imagina uns moleques segurando uma "air-shotgun" e dando tiro uns nos outros).

O som foi super revolucionário para a época - era metal sim, mas não era de bater a cabeça, foi uma das primeiras bandas pesadas mais interessadas em fazer você pular, ainda mais porque tinha um monte de influências de música eletrônica e hip hop - aliás foi uma das primeiras bandas de metal que eu conheci que incorporava música eletrônica, e até hoje isso não fizeram isso bem como eles. Como o Rob Zombie não sabe cantar e sabe disso, ele socava um monte de efeito cabuloso na voz que dava um resultado muito bacana, tem músicas em que parece que a voz dele é alguma coisa sobrenatural vinda do além.

Uma típica letra do White Zombie é um texto legal demais que não faz sentido nenhum:

I am the astro creep a demolishion style hell american freak
I am the crawling dead a phantom in the box shadow in your head
acid suicide freedom of the blast read the fucker lies
scratch off the broken skin tear into my heart make me do it again

foda :-)

Pena que a carreira solo do Rob Zombie começou bem e depois desandou, claramente ele começou a priorizar a carreira de diretor (dirigiu inclusive o remake do Halloween) e está pouco se fudendo para música, discos meia boca gravados em 5 minutos.

Comece por - Astro Creep 2000 (o disco do primeiro parágrafo)
Depois vá para - La Sexorcisto
Único do Rob Zombie que dá para ouvir - Hellbilly Deluxe

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

BRAINSSS METALLLLLLLL!!!!!!

Hehehe "air shItgun" seria um negócio bem bizarro mesmo! HAUHAUHA!