sexta-feira, 30 de maio de 2008

O Túmulo dos Vagalumes


Quer ver uma animação, apesar de mais antiga, maravilhosa em todos os sentidos (olha essa imagem), feito pelo estúdio Ghibli - que é o estúdio TOP que fez Princesa Mononoque, Viagem de Chihiro, Castelo Encantado e outros clássicos indiscutíveis?

Quer ver talvez o filme mais triste que eu já vi na vida - animação ou não? Quer ficar deprimido por 3 dias depois de assitir? Quer ficar andando por aí (como eu) semanas depois de ver o filme com ele na cabeça?

O muito pesado Grave Of The Fireflies foi exibido em 1988 no Japão na sessão dupla mais sem noção da história, junto com o infantil Meu Amigo Totoro. Vale a pena ver como eu vi, sem conhecer muitos detalhes da história. Saiba apenas que se passa em Kobe no Japão quando a cidade estava sendo bombardeada durante a segunda guerra e é totalmente focado na vida de dois irmãos que vivem lá na época do conflito. Saiba também que NÃO é um filme clichê de guerra (no fundo, nem é um filme de guerra), e é considerado por muitos críticos famosos como um dos filmes anti-guerra mais poderosos da história. Depois fique mais deprê ainda quando descobrir que o filme é semi autobiográfico e que o autor não o considera um manifesto anti guerra mas um manifesto sobre os perigos do ORGULHO. Você vai entender quando assistir.

Só não venha depois chorar no meu ombro. ;-)

3 comentários:

Mirian Silveira disse...

ishi..... agora eu quero ver!

Luiz Augusto disse...

Nó, vou ver com certeza tb! Já vi o Chihiro e o Castelo Encantado! Dá pra ver q esse é totalmente diferente, mas certeza q deve ser tão ducarái quanto vc diz.

Anônimo disse...

A Miroka tinha de ser proibida de chegar perto dessas coisas.

Grande dica contudo, Lelê.

E sua descrição/depoimento captou perfeitamente o espírito do filme.