quinta-feira, 15 de maio de 2008

Single X Álbum

Isso é uma definição do Nick Hornby - que o mundo se divide entre os singles e os álbuns.
As pessoas singles são frívolas, rasas, demandam satisfação imediata, não param para analisar nada, são entregues para os prazeres da carne sem controle das suas impulsões heréticas indesejadas e as mães delas são preocupadas com elas.

Mentira moçada. As pessoas single são divertidas, bacanas, não gostam de firula, são exigentes e não dão mole para coisa meia boca. São as melhores para fazer playlist para tocar na sua festa.Ruins são as pessoas álbum que são chatas, aborrecidas, intelectualóides que ficam procurando sentido onde tem e onde não tem, são racionais demais e reprimidas e dão créditos para viagens errada tipo "essa é minha obra prima de 19 cds que contém uma história conceitual que ninguém entende".Ou não...?

O parágrafo acima é obviamente um monte de baboseira :-)

As "pessoas single" são aquelas que normalmente se fixam em músicas particulares, que escutam 3 músicas que gostam e ignoram o resto do disco, que são cheias de bandas que "só gostam de uma música deles", que escutam músicas no repeat, que escutam uma música de um disco e pulam pra outro e outro e outro (aliás bem facilitado isso hoje com ipod e etc).
As "pessoas álbum" gostam de ouvir a música no contexto do disco, onde ela se encaixa, qual é a relação dela com as outras faixas e o sequenciamento do disco, normalmente quando gostam de uma música baixam sempre o disco inteiro para conhecer, e sempre escutam os discos fazendo questão que seja na ordem original.

(Só um aparte: não desconsidere nem desvalorize a sequência em que as músicas tocam em um disco. Isso é algo muito mais pensado (e difícil) do que parece. Repare bem como alguns discos que você gosta ficariam chatos ou sem sentido se determinadas músicas viessem em sequência - exemplos super óbvios, juntar muita música parecida ou muita música lentinha de uma vez só. Tem muito disco que você gosta quase que só por causa da sequência. Todo mundo que já fez uma playlist para tocar numa festa sabe que sequenciamento é mais que essencial.)

Eu sou, com certeza, uma pessoa álbum. Só sei se eu gostei de uma música de verdade quando eu escuto o disco e saco ela no contexto do disco inteiro. Quando algo me interessa sempre baixo o disco inteiro (quando não a discografia) e escuto na ordem. Que coisa mais chata e nerd né. Mas não consigo evitar :-( me ajudem
Eu tenho meus dias de pessoa single também... as pessoas single são também legais, só fique ligado se você for uma dessas para aprender a dar chance para os discos, você perde coisas boas... ou talvez eu que acabe dando crédito demais a músicas que não deveria... sei lá... mil coisas...
Alguns discos que eu considero exemplos do sequenciamento perfeito - se você escuta uma música deles solta ela faz muito menos efeito que no meio do disco:

Nine Inch Nails - The Downward Spiral e The Fragile
Radiohead - Kid A
Arcade Fire - Neon Bible
Manic Street Preachers - The Holy Bible
Smashing Pumpkins - Mellon Collie And The Infinite Sadness
Blur - Blur
Can - Tago Mago
Gorillaz - Gorillaz
Dizzee Rascall - Maths + English
Red Hot Chili Peppers - Blood Sugar Sex Magic
Migala - Arde
Queens Of The Stone Age - Rated R

4 comentários:

Luiz Augusto disse...

Eu sou 90% album e 10% single.

Anônimo disse...

Eu sou meio a meio!
Quase perfeita, hehehehe, e modesta!

Mirian

shibuya disse...

eu sou album e sou feliz! :)

André Carneiro disse...

Concordo demais com o post. Sou definitivamente pessoa álbum. A pouca parte single só serve pra eu procurar saber do álbum e, se o álbum for "meio bom", não me interessa. Concordo tb que a sequência é essencial. Muitos dos discos que gosto inclusive não daria para mudar a ordem pois rola inclusive transição, e faz sentido. Na sua lista não conheço tudo, mas colocaria Dark Side of The Moon. Pra quem nunca ouviu falar e portanto deve rever sua existência, é do Pink Floyd.