sexta-feira, 9 de maio de 2008

Semana Trilha Sonora - Sexta Feira

Trainspotting

"Trainspotting " é uma gíria que significa "à toa", no sentido de "não estou fazendo nada". Olhando os trens. Um dos melhores filmes que eu já vi tem uma das melhores trilhas que eu já ouvi. Antes de tudo é a cara do filme - música que um bando de viciados em heroína marginais europeus fãs de Iggy Pop da segunda metade da década de 90 escutaria. Metade rock indie e metade eletrônico, com um foco na Europa (mais umas aberturas para NY), mesmo sem o ótimo filme é simplesmente um disco detonante de ouvir - poderia ser uma playlist que você fez para colocar numa festa ou para ouvir sozinho, funciona do mesmo jeito. Tem todos os classicões - Iggy Pop, Brian Eno, New Order, Lou Reed, Pulp, Undeworld - se eu citar tudo que eu gosto que tem na trilha vou ter que escrever aqui faixa por faixa. Tem 2 cds - no mínimo obrigatórios.

Stubbs The Zombie

Mais outra trilha de videogame ("viciado", ok), essa pode até não ser a minha preferida das que eu citei mas é com certeza a que eu mais escuto hoje, e por um tempo foi obrigatória em toda festa que eu fui. Primeiro você é obrigado a respeitar um jogo em que VOCÊ é o zumbi e deve comer cérebros dos humanos idiotas - que caem mortos e depois viram mais um zumbi para te ajudar. Segundo a idéia da trilha foi ótima - (boas) bandas novas tocando só músicas da década de 50. Mesmo se não conhecer as bandas você com certeza conhece as músicas, desde Cake tocando Frank Sinatra, passando por Flaming Lips tocando a música do espantalho, Death Cabbie For Cutie (que eu nã sou muito fã) fazendo uma ótima versão da música do bailinho do De Volta Para o Futuro e outras coisas que eu gosto muito - Dandy Warhols, Raveonettes, Walkmen etc. Dá uma ouvida pelo menos por curiosidade (e o pessoal do XBOX devia jogar isso!).

Pulp Fiction
e
Kill Bill
e
Deathproof

Já reparou como as trilhas do Tarantino fazem a mesma coisa que os filmes? Como os filmes, são obcecadas com a década de 70, mais especificamente com coisas obscuras, esquisitas e acima de tudo esquecidas setentonas - isso vale tanto para os atores que ele usa, para os estilos que se apropria (filme de kung fu, pulp, grindhouse) quanto para as escolhas das trilhas - desde surf music até Nancy Sinatra. E quando não é 70 é alguma coisa muito moderna que lembra muito algo da época - a música Chick Habit que toca no fim de Deathproof é de uma garotinha indie francesa (April March) que só tem 2 discos. E o homem tem bom gosto - quem não escutou pra caramba a trilha do Pulp Fiction? Eu já vi ele declarar que normalmente pensa os filmes através da trilha, ou seja, primeira começa a imaginar as músicas que quer usar e depois cria cenas para essas músicas. E a jukebox que aparece no Deathproof é dele, com os nomes das músicas anotadas à mão e tudo.

--------------------------------------------------------------------------
Ficam aí 25 sugestões de trilhas que eu gosto bastante... quem lembrar de alguma legal que eu não conheço fala pra mim, quando eu largar o Adore/Machina/Machina II eu escuto :-D

3 comentários:

Luiz Augusto disse...

Ah mas eu TENHO q jogar esse jogo do ZUMBI!

Lucas disse...

velho, por falar em trilha de jogos, tem a trilha do quake, toda do trent reznor. em alguns momentos chega a ser quase só ruído, mas é ducacete e me traz ótimas lembranças do jogo.

outra trilha de jogo bacana é a do scarface. claro, baseada no filme, mas tem música pra cacete e dá o climão da miami dos anos 80. inclusive tem um GTA, acho que o vice city, que possui uma rádio onde só tocam músicas do filme.

GraveRisen disse...

Teve a manha total de lembrar da trilha do Quake, eu tneho o jogo original até hoje