terça-feira, 27 de maio de 2008

Da série "Random Music" - I make a real good bread!


Já comentei aqui que se eu pudesse escolher qualquer banda do mundo para tocar eu seria do Fugazi. Mantenho, só que se eu tivesse crescido na década de 60 moço, dá para trocar pelos Beach Boys?

Os Beach Boys tinham todo o possível para serem horríveis. A banda foi formada numa casa suburbana em Inglewood (California) por três irmãos, um primo e um amigo que aprenderam a tocar piano com o pai - tipo, Hanson?? Começou a se apresentar com terninhos e cabelo cortadinho e imagem calculadíssimamente clean - uma espécie de boy band da época. Como diabos isso deu certo? Deu certo porque, por um acaso do destino, um dos irmão era (mais tarde de fato diagnosticado) esquisofrênico, ou seja, maluco de verdade. É a prova que gente doida se metendo com música sempre dá certo. Os outros membros da banda chegaram a declarar que "Brian Wilson é os Beach Boys, e nós somos seus mensageiros".

Naquela época em que a indústria fonográfica era extremamente diferente da atual, se lançava discos num frenesi - tipo 3 por ano. Como resultado, considerando que o primeiro disco saiu em 1963, no dia 23 de Desembro de 1964 Brian Wilson já capotou: teve um colapso nervoso e decidiu que os Beach Boys seriam ele no estúdio criando e os outros membros da banda tocando ao vivo. A banda já era bacana antes disso - para mim desde sempre é a que melhor utiliza backing vocals da história (falando sério, eu não canto as músicas dos Beeach Boys junto, eu canto junto com os backing vocals) - cheios de camadas e de complexidade, repare quando escutar o quanto aqueles vocais foram bem pensados e arranjados. O som totalmente divertido e as letras sobre carros e garotas e surf (meio que picaretagem porque só um dos irmãos surfava) é um juvenil sincero. Tente não ficar nostálgico por uma época que você NÃO viveu! Os Beach Boys do início criam na minha cabeça uma espécie de universo paralelo de uma vida mais simples de praia e diversão que provavelmente não tem nada a ver com a realidade deles, mas isso não tem importância nenhuma - dentro da minha cabeça ele já é o suficiente.

Depois do colapso saiu o "Beach Boys Today!" e a partir daí tudo que eles tinham de legal foi potencializado ao máximo. Deixou de ser uma ótima banda de rock divertida para ser uma ótima banda de rock divertida e genial, graças às obsessões do Brian Wilson no estúdio. É nessa época que entraram em uma "competição" amigável com os Beatles (que também estavam em uma fase excelente). Enquanto tentavam "vencer" o disco do "concorrente" os Beatles fizeram o Rubber Soul e o Revolver, enquanto os Beach Boys chegaram na sua obra prima total - Pet Sounds - e os Beatles tentaram derrubar ela com o Sgt. Peppers. E foi na tentativa de espancar o Sgt. Peppers que o homem pirou de vez tentando fazer o lendário Smile (que só foi completado 37 anos depois).

A partir daí é ladeira abaixo - drogas, dois irmãos mortos, discos cada vez piores, Brian Wilson virando um gordo gigantesco e passando a maior parte da década de 80 deitado numa cama e voltando recentemente como "tiozinho lesado que toca as músicas dos Beach Boys", brigas públicas dos ex-membros da banda e por aí vai. Mas não importa. Durante o período em que eles brilharam, trouxeram sol de verdade para a música. Sol engarrafado - coloque para tocar e deixe ele invadir sua casa.